Comissões especiais do pré-sal devem ser instaladas na terça

candido_vaccarezza_lider_noAs quatro comissões especiais que vão analisar os projetos do governo que criam o novo marco regulatório para a exploração do petróleo do pré-sal devem ser instaladas na próxima terça-feira (15). O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP) (foto), ressaltou a importância do inicio das discussões sobre o mérito das quatro proposições.

“É mais um passo para que possamos viabilizar as propostas do governo. Minha minha expectativa é de que os trabalhos sejam rápidos e aprofundados, assegurando eventuais aprimoramentos”, disse.

O líder confirmou a indicação do deputado e ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP) para a relatoria da comissão especial que tratará da criação do Fundo Social. O fundo vai gerir os recursos obtidos na exploração do petróleo do pré-sal e os direcionará ao combate à pobreza, à melhoria da educação e cultura, à capacitação cientifica e tecnológica e ao desenvolvimento sustentável. Palocci tinha sido indicado inicialmente como relator da comissão que cuidará da capitalização da Petrobras. Em seu lugar, irá o deputado João Maia (PR-RN). Dessa comissão também participará, entre outros, o deputado Pedro Eugênio (PT-PE), autor de um projeto idêntico ao encaminhado pelo governo, o qual será apensado à proposta do parlamentar.

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), lembrou que a instalação das comissões é consequencia da decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de retirar a urgência constitucional para a votação dos quatro projetos. A urgência foi retirada depois de compromisso firmado entre a base governista e a oposição, e avalizado pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). “Teremos um debate aprofundado, extremamente qualificado e de mérito sobre o pré-sal. Pelo acordo de líderes, paramos com a discussão do dia de votação da matéria e entramos na discussão sobre o mérito”, disse Fontana.

Pelo acordo, as matérias serão votadas em plenário em dois meses. Foi marcado o dia 10 de novembro para início da votação. As comissões terão até o dia 18 de setembro para receber emendas. Fontana disse que o Planalto está aberto ao debate com a oposição, mas também bastante seguro quanto ao modelo de exploração do pré-sal enviado ao Congresso. “O sistema de partilha garante uma parcela maior que fica como riqueza nacional e um sistema mais adequado para essas áreas que têm baixíssimo risco exploratório e alta rentabilidade”, explicou.

De acordo com Fontana, o governo defende a constituição da Petrosal por entender necessária “uma empresa enxuta, que terá em torno de 150 funcionários de altíssima qualificação, para administrar essa riqueza”. A essa estatal, explicou, deve regular a velocidade de extração do petróleo. A ideia é adequar o volume extraído à capacidade brasileira de industrializar essa riqueza bruta, para alavancar setores como o petroquímico.

Comissões – Uma das comissões especiais – a que tratará da mudança do regime de concessão para o de partilha– será presidida pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Dela participarão também o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), autor de um projeto idêntico sobre a partilha dos ganhos do pré-sal.

A terceira comissão vai cuidar da capitalização da Petrobras. A União vai transferir direitos de exploração de uma quantidade fixa de barris de petróleo para a Petrobras em troca de pagamento em dinheiro ou títulos públicos. A operação terá um limite de 5 bilhões de barris. A quarta comissão especial analisará a criação de uma empresa estatal, a Petrosal, para administrar a exploração no pré-sal. Segundo o governo, será uma empresa enxuta, e representará o governo nos consórcios formados para a exploração do petróleo.

Petistas nas comissões – A comissão que tratará da instituição do sistema de partilha será composta pelos petistas Devanir Ribeiro (SP), Paulo Teixeira (SP), Geraldo Simões (BA) e André Vargas (PR). Para a do Fundo Social irão os deputados José Guimarães (CE), Carlos Zarattini (SP), Luiz Alberto (BA), Fernando Marroni (RS) e Antônio Carlos Biffi (MS).

Na comissão apara tratar da criação da Petrosal ficaram os deputados Luiz Sérgio (RJ), Fernando Ferro (PE), Jilmar Tatto (SP) e Dr. Rosinha (PR). Os deputados Iriny Lopes (ES), José Mentor (SP), Virgílio Guimarães (MG) e Antonio Carlos Biscaia (RJ) vão integrar a comissão que cuidará da capitalização da Petrobras.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100