A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quinta-feira a semana do Feijão com Arroz, a ser comemorada, a partir do dia 16 de outubro de cada ano, integrada à Semana Mundial da Alimentação. O projeto de lei (1.488/07) do ex-deputado Adão Pretto (PT-RS) e dos deputados petistas Anselmo de Jesus (RO) e Assis Miguel do Couto (PR), determina que as instituições públicas e privadas realizem debates neste período para conscientizar a população sobre a importância do feijão com arroz para a alimentação humana.
Os deputados ressaltam que o feijão e o arroz, juntos, formam o par perfeito na alimentação brasileira pela combinação de aminoácidos essenciais para o organismo, equivalente à proteína encontrada nas carnes. Pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constataram que nos últimos 30 anos, a população reduziu o consumo do feijão em 31% e do arroz em 23%, substituindo esses dois alimentos por outros produtos industrializados de menor valor protéico, como refrigerantes, biscoitos e doces.
Os deputados argumentam ainda que além de ser o “par perfeito” da alimentação, o feijão e arroz são importantes socialmente no Brasil, onde a maioria da produção é representada por pequenos agricultores.
Vânia Rodrigues