Líder do PT: José Serra sai e política externa equivocada não deixará saudades

Zara Serra

O ministro das Relações Exteriores, o senador tucano José Serra, pediu demissão do cargo na noite de quarta-feira (22), alegando motivo de saúde. Na avaliação de deputados da Bancada do PT na Câmara, Serra sai e não deixará saudades pela política externa equivocada. “O período de Serra no Itamaraty foi um verdadeiro desastre”, afirmou o líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP).

Na avaliação do líder petista, Serra desmontou toda a política de relacionamento com os países da África e da América Latina, hostilizou a Venezuela e impediu que a Unasul (União das Nações Sul-Americanas) avançasse, ao mesmo tempo em que pensava colocar o Brasil alinhado com a política externa dos Estados Unidos. “Com a vitória de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, ficou evidente que essa política não ia adiante. O Trump não tem nenhum olhar para a América Latina, para o Brasil”, enfatizou Zarattini.

O líder do PT sustentou que objetivo principal dele (Trump) é fazer com que toda a política anterior do Barak Obama – o tratado Transpacífico e outras políticas de cunho de dominação dos EUA sobre países da Ásia e da América Latina – fosse desmontada. Nesse contexto, a política de Serra foi equivocada. “Foi um fracasso que o Serra teve na sua política pela mudança de conjuntura. A política de Trump, de alterar o multilateralismo americano visa privilegiar o mercado interno, a indústria interna. E nessa política não cabe o Brasil”, reforçou.

Na avaliação do líder Zarattini, que é integrante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, é evidente que o Brasil vai ter que retomar a política externa dos períodos Lula e Dilma. “Uma política de relacionamento de novos mercados”, afirmou.

Rede social – Vários deputados da Bancada do PT usaram suas redes sociais para comentar a saída de Serra do governo Temer. Na sua conta no twitter, o deputado Décio Lima (PT-SC) escreveu: “Serra cumpre missão apátrida, entrega nosso petróleo e sai pela porta dos fundos!”.

O deputado Afonso Florence (PT-BA) replicou twitter da Carta Maior: “Serra sai; fica o rastro: tucano destruiu o Mercosul; destruiu a soberania no pré-sal; e destruiu exigência de conteúdo nacional(de 65% p/ 25%)”.
Também replicando twitter, Paulo Pimenta (PT-RS) disse: “Já que hoje só serve para nos fazer vergonha, o Itamaraty poderia ser extinto e, no seu lugar, Temer abriria escritório de interesses dos EUA”.

O deputado Helder Salomão‏ (PT-ES) usou sua conta para fazer um trocadilho: “Serra desceu a ladeira”. E o deputado Zé Geraldo‏ (PT-PA) escreveu: “E o Serra? Nem esperou a delação vir a público!”, em uma referência à delação premiada da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato, que acusa o senador tucano e agora ex-ministro, de ter recebido R$ 23 milhões em propina na Suíça.

Vânia Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100