Reforma trabalhista não vai ajudar país na geração de empregos, aponta debate

Em mais uma rodada de debates sobre a reforma Trabalhista (PL 6787/16), em análise na comissão especial que trata do tema, expositores desmontaram, mais uma vez, o argumento frágil do governo sobre a geração de emprego que as mudanças poderiam proporcionar. “Mudar o direito do trabalho não gera emprego”, afirmou Renan Bernardi Kalil, coordenador da área sindical do Ministério Público do Trabalho, durante sua exposição sobre Direito Coletivo do Trabalho, tema da audiência.

O procurador recorreu a exemplos desastrosos de mudanças nas legislações trabalhistas de países europeus, como Portugal e Espanha, para sustentar seus argumentos. Como forma de chamar atenção da plateia para a conjuntura em que se dá a proposta de reforma trabalhista, ele citou o autor espanhol Manuel Carlos Palomeque, que disse: “a crise econômica é companheira histórica de viagem do Direito do Trabalho”.

“O país está passando por essa situação econômica difícil e a gente tem que olhar as experiências de outros locais. Em Portugal, por exemplo, em 2009 houve uma reforma do Código do Trabalho em que uma das medidas propostas era reduzir a rede do direito do trabalho e gerar emprego”, disse o procurador. Ele acrescentou que, à época, a taxa de desemprego naquele país que estava no patamar de 8,5%, subiu para 12% no ano seguinte, após a aprovação da reforma.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Walmir Oliveira da Costa, defendeu “melhor” entendimento no item da proposta que prevê a negociação coletiva. “Não tomo posição quanto ao projeto. Qual a extensão dele? Fica a cargo do Parlamento”, se eximiu de responsabilidade o ministro sobre os 13 pontos previstos na proposta do governo.

O deputado Robinson Almeida (PT-BA), ao interpelar os debatedores, esclareceu que as duas reformas (Trabalhista e Previdenciária) em tramitação na Câmara têm como objetivo central o de fazer ajuste fiscal na estrutura do Estado para, segundo ele, “preservar o pagamento de juros do setor rentista do mercado”.

Para ele, a proposta do governo ilegítimo se sustenta em falácias. A primeira, de acordo com o parlamentar, é aquela que diz que a mudança na legislação trabalhista vai gerar emprego. A segunda, sustentou, é a de que a legislação atual está superada porque data de 1943. E a terceira, é a proposta do negociado sobrepor ao legislado.

“Pergunto aos expositores se há na literatura mundial, se há exemplo de um país que conseguiu promover desenvolvimento e gerar emprego se não pela dinamização da economia ou através de reformas que flexibilizam e precarizam as relações de trabalho?”, questionou.

“Essa proposição coloca uma faca na garganta do trabalhador quando ele está mais fragilizado e não pode negociar”, advertiu Robinson Almeida.

O deputado Helder Salomão (PT-ES) disse que todas as leis precisam de aperfeiçoamento, mas argumentou que não é isso o que ocorre com o PL 6787. “O que ocorre é um golpe nos direitos do povo brasileiro. Eles não querem aperfeiçoar para modernizar. É para que a balança penda apenas para um lado, ou seja, a proposta coloca todo o sacrifício nas costas do sofrido trabalhador do campo e da cidade”, lamentou Helder Salomão.

Para ele, o que há é uma tentativa de acabar com a garantia estabelecida no artigo 7º da Constituição Federal. Reza o dispositivo constitucional que tudo que for acordado entre empregados e empregadores deve ser feito para melhorar as condições do trabalho e não para piorar, como está previsto no projeto.

Benildes Rodrigues
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100