Câmara aprova medida que enfraquece a Casa da Moeda; PT alerta para riscos de desemprego e privatização

afonso1

Com o voto contrário da Bancada do PT na Câmara, o plenário aprovou nesta quarta-feira (7) a medida provisória (MP 745/16), que autoriza o Banco Central a comprar, sem licitação, papel moeda e moeda metálica fabricados fora do País por fornecedor estrangeiro. O líder do PT, Afonso Florence (BA) e outros líderes de partidos de oposição criticaram a base do governo Temer pela quebra do acordo firmado e que previa a inclusão no texto de uma emenda determinando que a Casa da Moeda só recorra à compra de cédulas ou moeda de empresas estrangeiras diante de falta de insumos.

Para o líder do PT, Afonso Florence, sem esta emenda prevista no acordo a medida enfraquece a Casa da Moeda. “Esse acordo tinha uma emenda que reduzia o impacto deletério para a gestão pública da emissão de papel-moeda. E nós íamos tirar a obstrução para votar, mas o governo, de última hora, resolveu não honrar o acordo”, lamentou Florence.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) alertou, em plenário, que a MP aprovada não representa nenhuma vantagem para o Brasil e poderá significar desemprego. “A Casa da Moeda imprime a moeda nacional há 322 anos e só deixou de cumprir seu papel quando o Banco Central não apontou no ano anterior a necessidade de papel moeda circulante para o ano seguinte. Então, me preocupa se o Banco Central vai cumprir seu papel. Outro aspecto é que se o papel moeda for comprado fora do país deixaremos de arrecadar impostos para o Brasil, num momento em que precisamos dos recursos. Além disso, com esta MP, estamos preparando desemprego na própria Casa da Moeda e também na cidade de Salto, em São Paulo, onde é fabricado o insumo para a Casa da Moeda. Então, temos o dever de fiscalizar o Banco Central e a Casa da Moeda”, frisou.

Arlindo Chinaglia disse ainda que a expectativa é a de que o Senado faça as alterações necessárias para aprimorar o texto da MP, “que é muito ruim”.

O deputado Enio Verri (PT-PR), titular da comissão mista que discutiu a matéria, afirmou que a MP quer facilitar a privatização da Casa da Moeda. “Estamos discutindo a transferência de uma competência do Estado produzir sua própria moeda, terceirizando para a iniciativa privada, o que pode ser o início para se fazer de forma definitiva depois. Essa MP está dentro de um contexto maior de redução do papel do Estado e, principalmente, de subordinação desse governo golpista a um sistema rentista, ligado ao capital internacional”, acusou Verri.

Também o deputado Ságuas Moraes (PT-MT), titular da comissão mista, criticou a aprovação da medida.

“A Casa da Moeda tem mais de 300 anos, o equipamento foi renovado em 2010 e temos uma equipe altamente qualificada para a produção da moeda brasileira. É um absurdo o país abrir mão da possibilidade de produzir seu papel moeda e, pior, adquirir sem licitação. Isso é uma vergonha para o nosso país”, enfatizou o petista.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo