Dia Mundial de Combate à Aids: Aumento da doença e corte de recursos preocupam

aids

O número de casos de Aids no Brasil tem aumentado entre os homens. Em 2006, a razão era de 1 caso em mulher para cada 1,2 caso em homens enquanto que, em 2015, o cenário passou a ser de 1 caso em mulher para cada 3 casos em homens. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados ontem (30), um dia antes do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira, 1º de dezembro. Ainda, de acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids de 2016, 827 mil pessoas vivem com a doença no Brasil.

O mais preocupante é que o crescimento é ainda maior entre jovens do sexo masculino. A estatística mostra que houve um incremento de casos em todas as faixas etárias. Dos 20 aos 24 anos, por exemplo, a taxa de detecção subiu de 16,2 casos para cada 100 mil habitantes, em 2005, para 33,1 casos em 2015. Os jovens de 18 a 24 anos permanecem também como o grupo mais vulnerável à Aids no País.

O deputado Jorge Solla (PT-BA) e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) alertaram para a necessidade de o governo Temer manter as políticas públicas dos governos do PT de prevenção e tratamento da doença, que ainda mata no mundo inteiro. “Os governos Lula e Dilma sempre desenvolveram um conjunto de ações que garantiam, gratuitamente, ações de prevenção, medicamento e tratamento adequado. Infelizmente não temos essa mesma garantia com esse governo conservador e golpista de Michel Temer”, afirmou o deputado Solla. Ele disse que a situação se torna ainda mais preocupante com o avanço da proposta (PEC 55, antiga PEC 241) que congela investimentos públicos por 20 anos.

“Conhecemos a disposição deste governo sem voto em cortar recursos para políticas públicas para enfraquecer o Sistema Único de Saúde. Mas, com essas estatísticas, o governo precisa compreender que é preciso investir no enfrentamento da Aids, que demandará mais serviço, mais profissional, mais medicamentos”, observou o deputado do PT baiano.

Retrocessos – A deputada Benedita da Silva lamentou o visível retrocesso no setor saúde desde que o governo golpista de Temer assumiu a Presidência. “E, com o congelamento de gastos por 20 anos, faltarão recursos não só para as políticas de combate à Aids, como também para o combate à tuberculose e hanseníase”, lamentou. Benedita destacou que nos governos Lula e Dilma a comunidade LGBT era assistida com transversalidade nas áreas de saúde e educação. “E, como as estatísticas mostram que a Aids cresceu entre essa população, em especial entre os jovens, o governo não pode fechar os olhos para essa realidade”, defendeu.

A revista Brasileiros traz em sua página, na seção Saúde!Brasileiros desta quinta-feira o artigo “Aids, seus novos dilemas e o avanço do conservadorismo”, no qual trata da estatística apresentada pelo Ministério da Saúde, fala da dificuldade do governo em aumentar a adesão de jovens ao tratamento e da epidemia concentrada em populações mais vulneráveis (homens que fazem sexo com homens, travestis, mulheres trans, profissionais do sexo e usuários de drogas).

“A primeira questão (do não tratamento) foi colocada explicitamente pelo Ministério da Saúde em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (30). Já o segundo dilema – da epidemia concentrada nos mais vulneráveis – foi deixada de lado. A população gay desapareceu do discurso da apresentação: o foco foi a transmissão de mãe para filho – que realmente baixou 36% nos últimos seis anos. E o fato de que as mulheres estão se infectando menos (são três homens para cada uma)”, diz o texto da reportagem.

ONU – A Revista cita ainda que, embora o governo Temer tenha deixado de lado na apresentação dos números essa questão, o mesmo não aconteceu na ONU. Em pronunciamento hoje, pelo Dia Mundial Luta contra a Aids, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, chamou atenção para esse aspecto.

“Populações-chave continuam a ser desproporcionalmente afetadas pelo vírus. Novas infecções estão crescendo entre pessoas que usam drogas injetáveis assim como entre homens gays e homens que fazem sexo com outros homens”, disse Ban Ki-moon. “Apoiar as pessoas jovens, vulneráveis e marginalizadas mudará o curso da epidemia” completou. A meta da ONU e da Unaids é eliminar, no mundo inteiro, a epidemia de Aids em 2030.

A deputada Benedita da Silva disse que se o Brasil quiser alcançar nessa meta vai ter que olhar mais atentamente para essa população e dar continuidade às políticas implementadas pelos governos Lula e Dilma para o combate à Aids.

Em artigo publicado nesta quinta-feira no jornal Estado de S.Paulo, o especialista em planejamento e gestão em saúde e professor da Faculdade de Medicina da USP, Mário Scheffer, afirmou que “forças moralistas e gestores covardes interditaram ações contra Aids”.

No texto, Scheffer critica o Ministério da Saúde, que segundo ele, “tortura dados para mostrar avanços no combate à epidemia”. “Os dados gerais positivos ocultam retrocessos: a Aids ressurgiu no Brasil com força total nas novas gerações e existem milhares de infectados que não sabem que têm HIV”, alerta.

“Forças moralistas e gestores covardes interditaram ações dirigidas aos gays, varreram a sexualidade para debaixo do tapete e deixaram de incorporar na prevenção novos modos de vida. Do preservativo como recurso único passou-se à lógica de prevenção que combina o teste, o começo do tratamento logo após o resultado positivo, os antirretrovirais tomados antes ou depois de relações sexuais desprotegidas. Mas essas tecnologias ainda não estão facilmente disponíveis a todos que precisam”, lamentou Scheffer.

Ele encerra o artigo alertando que tudo isso, “junto ao desmonte do SUS, que virá com o congelamento dos recursos públicos, pode determinar a escalada da Aids no Brasil”.

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,analise-forcas-moralistas-e-gestores-covardes-interditaram-acoes-contra-aids,10000091784

http://brasileiros.com.br/2016/12/aids-seus-novos-dilemas-e-o-avanco-conservadorismo/

Vânia Rodrigues, com agências
Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100