A palavra de ordem “nada sobre nós, sem nós” ecoou pela varanda do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (21) e marcou o ato comemorativo do Dia Nacional de Lutas de Pessoas com Deficiência. O evento foi marcado pela descontração de dezenas de pessoas que se encontraram para reivindicar direitos, mas também mostrar a alegria de modelos infanto-juvenis com deficiência que abrilhantaram o desfile da ONG Fashion Inclusivo.
“A sociedade só será justa se promover acessibilidade para 23% da população brasileira que apresenta algum tipo de deficiência”, lembrou Erika Kokay (PT-DF) propositora da inciativa que foi encampada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Cultura. O presidente da Comissão de Cultura, deputado Chico D’Angelo (PT-RJ) também subscreveu a proposição.
“Estamos hoje dizendo que a pessoa com deficiência tem um dia para expressar a sua própria luta. O que já significa um protagonismo de suas reivindicações e da luta pelos seus próprios direitos – que são direitos que envolvem o conjunto da sociedade, porque se eu não tenho uma sociedade acessível, eu estou condenando as pessoas com deficiência a uma prisão”, alertou Erika.
Em seu discurso, a deputada reafirmou a necessidade de que todas as políticas públicas tenham recorte de inclusão de pessoas com deficiência e, segundo ela, que essas pessoas tenham regatados a sua própria voz, o seu próprio movimento.
Projeto de Lei – Inspirada no trabalho da ONG Fashion Inclusivo do Distrito Federal, que atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência da Capital Federal, a deputada Erika Kokay adiantou que o seu mandato deu entrada no dia de hoje a um projeto de lei para que todas as campanhas publicitárias do governo tenham pelo menos 5% dos modelos sendo pessoas com deficiência.
“Decidimos trazer o Fashion Inclusivo – que são as pessoas com deficiência ocupando a passarelas – para dizer que elas têm que estar em todos os lugares que queiram estar. Para dizer que elas têm que ocupar as passarelas e mostrar a sua beleza”, defendeu.
Manifesto – No decorrer do evento, entidades que atuam em defesa de pessoas com deficiência entregaram à deputada Erika Kokay um manifesto com as principais reivindicações desse segmento da sociedade. Elas cobram o cumprimento das legislações que tratam da acessibilidade e inclusão; passe livre unificado e espaço de convivência para pessoas com deficiência, entre outros.
Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara