Deputados denunciam má vontade de governo golpista com setor da educação e citam crise no Fies

SaguaErika

Os parlamentares da Bancada do PT, Ságuas Moraes (MT) e Erika Kokay (DF) denunciaram durante a sessão do Congresso Nacional desta terça-feira (20), a falta de compromisso do governo golpista de Michel Temer com o setor educacional do País. Segundo eles, há mais de três meses o Ministério da Educação (MEC) não repassa recursos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) para as universidades. 

“Hoje, as universidades não recebem o repasse do Fies e elas estão querendo cobrar as mensalidades dos estudantes. Eles dizem para os estudantes pagarem a mensalidade que na hora em que o Fies sair, eles devolvem o montante ao aluno. Essa relação é a pior que existe para o estudante, pois gera insegurança, frustração. Precisamos resolver isso”, alegou Ságuas.

De acordo com o deputado mato-grossense, a inabilidade do governo golpista de Temer é sentida quando ele não consegue colocar uma maioria de deputados em plenário para aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que prevê, entre outras rubricas, um aporte de crédito suplementar no valor de R$ 1.103.400.000,00 a favor do Ministério da Educação e de operações oficiais de crédito.

“O governo tem maioria nesta Casa, haja vista que o golpe foi dado pela maioria dos parlamentares da Câmara e do Senado. A sessão do Congresso não acontece,entretanto, porque o Governo não coloca parlamentar nesta Casa”, reclamou Ságuas Moraes.

O deputado disse ainda que se houvesse boa vontade do governo ilegítimo, ele editaria medidas provisórias como forma de resolver o problema. “Ao longo do governo Lula, quando havia qualquer resistência em relação ao Fies, foram baixadas dez medidas provisórias para gerar crédito de pagamento do Fies”, lembrou o deputado.

“Então, este Governo não está interessado em resolver o problema do Fies, não está interessado em fazer com que o financiamento estudantil possa dar certo”, avaliou Ságuas, que ainda lembrou que uma das ações de Temer em relação a essa questão é a redução do crédito e do financiamento para o Fies.

“Quando Lula assumiu, tínhamos 3,5 milhões de universitários. Hoje são mais de 7,2 milhões. Nós dobramos a quantidade de universitários, seja através do Prouni, do Fies, de abertura de novos cursos nas universidades federais ou da implantação de cursos superiores nos institutos federais”, lembrou.

Para a deputada Erika Kokay, quando se convoca uma sessão do Congresso Nacional e os parlamentares não comparecem para votar, significa, segundo ela, fragilidade e falta de compromisso da base aliada do governo golpista.

“Este Governo não se organizou porque não quer o Fies como instrumento de igualdade, porque quer este País para aqueles que sempre o dominaram, porque quer que os lutos da escravidão, do colonialismo e da ditadura não se efetivem neste País”, criticou.

Ainda, conforme descreveu Erika, o Governo Temer menospreza o Fies porque o Fies significa o “antídoto do que é este Governo golpista, significa a possibilidade de filhos e filhas de trabalhadores estarem nas universidades”.

Benildes Rodrigues

Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100