Petistas criticam recriação da CPI do Incra e da Funai e prometem recorrer ao STF se ação for confirmada

JoaoDanielNiltoTatto

O coordenador do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara, deputado João Daniel (SE) e o deputado Nilto Tatto (PT-SP) criticaram a recriação da CPI do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), determinada pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), na última quarta-feira (31). Segundo os parlamentares, a ação rompe um acordo pré-estabelecido – com aval do próprio presidente da Câmara – de que a CPI não seria retomada sem antes passar pelo crivo dos líderes partidários. Os parlamentares também prometeram recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso a CPI seja mesmo instalada. 

Além da quebra do acordo, os petistas também lamentam que as justificativas para a recriação do colegiado sejam as mesmas que motivaram a primeira CPI, encerrada no dia 18 de agosto (após oito meses de duração) e que terminou sem relatório. Os parlamentares afirmam que o requerimento não apresenta fato determinado e que apenas propõe investigar assuntos genéricos.

“Nós ficamos surpresos porque foi combinado que não haveria a recriação dessa CPI sem um acordo de lideranças. Lamento que a bancada ruralista tenha pressionado o presidente da Câmara, e que ele tenha aceitado recriar uma comissão de investigação que tem como único objetivo criminalizar os movimentos sociais e atrapalhar ações no setor da reforma agrária e a demarcação de terras indígenas e quilombolas”, lamentou João Daniel.

Uma das medidas mais polêmicas da antiga CPI – de quebra do sigilo fiscal e bancário de entidades que lutam pela causa dos sem-terra, indígena, quilombola e ambiental – chegou inclusive a ser considerada ilegal pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski. O ministro considerou insuficientes os motivos alegados por integrantes da CPI (a maioria formada por ruralistas), e atendeu solicitação feita por integrantes do PT e de outros partidos que pediam a cassação da medida.

“Eu vejo essa decisão de recriar a CPI como mais uma articulação da bancada ruralista para tentar intimidar e criminalizar os movimentos sociais e entidades que defendem os povos indígenas, quilombolas e assentados da reforma agraria. Eles querem ainda instrumentalizar a CPI para tentar aprovar no plenário da Câmara a PEC 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas e quilombolas”, acusou o deputado Nilto Tatto.

Mobilização – O coordenador do Núcleo Agrário defendeu que os movimentos sociais e entidades que lutam pelas causas da reforma agrária, indígena e quilombola se mobilizem contra a CPI. “Precisamos redobrar a luta para barrar os retrocessos que devem ser propostos pela CPI”, alertou.

“Infelizmente, temos a informação de que o governo ilegítimo e golpista de Michel Temer já nomeou servidores dentro da estrutura do Incra e da Funai com o objetivo de criminalizar os movimentos sociais e entidades que lutam pelas causas da reforma agraria, indígena e quilombola”, acusou João Daniel.

Golpe– Para o coordenador da Bancada do PT na antiga CPI, deputado Nilto Tatto, “os ruralistas agora se sentem fortalecidos porque fazem parte do mesmo grupo golpista que assumiu o comando do País”. Apesar disso, o petista disse que, para evitar retrocessos, além da mobilização dos movimentos sociais a Bancada do PT está pronta para travar essa guerra até mesmo no campo jurídico.

“Como os motivos para criar a nova CPI são os mesmo que nós já contestávamos na antiga, iremos ao STF de novo, caso o presidente da Câmara não revogue a decisão de recria-la. Temos o entendimento claro, junto com os movimentos sociais, de que essa nova CPI foge das regras estipuladas pelo regimento interno da Câmara”, avisou Tatto.

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo