Requião lembra Tancredo e chama golpistas de “canalhas”

requiao30082016

O senador Roberto Requião (PMDB-RJ), defensor da democracia e da presidenta Dilma Rousseff, lembrou hoje (30), na tribuna do Senado, a célebre fala de Tancredo Neves, quando o então senador se indignou com o colega Auro de Moura Andrade, que declarou vaga a presidência da República, com João Goulart ainda no Brasil, abrindo espaço para a ditadura militar de 1964: “canalha, canalha, canalha” (…). “As palavras de Tancredo coçam-me a garganta”, disse Requião, diante de dois dos principais responsáveis pelo golpe de 2016, os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Requião reforçou, durante sua fala, que a presidenta Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade. “Duvido que um só de nós esteja convencido de que a presidenta Dilma deva ser impedida por ter cometido crimes. Não são as pedaladas ou a tal irresponsabilidade fiscal que a excomungam”, afirmou e aproveitou para acusar Anastasia. “O próprio relator da peça acusatória praticou-as à larga. Só que lá em Minas não havia um providencial e desfrutável Eduardo Cunha e nem um centrão querendo sangue, salivando por sinecuras e pixulecos”, afirmou Requião.

O senador disse ainda que está prestes a “repetir a ignomínia de março de 1964”. E alertou que o Senado Federal precisa estar consciente que as consequências do impeachment — a retirada de direitos, o arrocho ao povo brasileiro em favor do grande capital e da espoliação estrangeira — terá graves efeitos sobre a paz social. “As senhoras e os senhores estão preparados para a guerra civil?”, questionou.

E sugeriu: “Entrincheirem-se então, porque o conflito será inevitável. O povo brasileiro, que provou por alguns anos o gosto da emergência social, não retornará submissamente à senzala”.

Na avaliação do senador Requião, a injustiça contra a presidente Dilma, porém, não é a parte mais grave da manobra que reedita 64, sem precisar dos tanques e baionetas. “O pior será a materialização do programa de maldades patrocinado por Michel Temer e seus aliados”, citou, destacando entre essas maldades a desvinculação do reajuste das aposentadorias e pensões do aumento do salário mínimo, destruindo o maior instrumento de distribuição de renda do País, que é a Previdência Social; a retirada de direitos e garantias, especialmente as trabalhistas; o congelamento por 20 anos das despesas correntes e dos investimentos da União — o que representa o congelamento de gastos com saúde, educação, segurança pública, saneamento, infraestrutura, habitação e outras áreas.

“Não será a primeira vez que os abutres e os corvos caem sobre o nosso País, retalhando-o, estraçalhando-o, sugando-o. Essa combinação explosiva de entreguismo com medidas contra os aposentados, os assalariados, os mais pobres, contra direitos e conquistas populares alimentam as contradições de classe, e em consequência, a luta de classes”, alertou Requião, que encerrou seu pronunciamento lendo a Carta Testamento de Getúlio Vargas, outro presidente massacrado por ter liderado um programa voltado para os brasileiros mais pobres.

PT na Câmara com agências

Foto: Agencia Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100