Psicólogas e psicólogos serão homenageados em sessão solene a ser realizada na próxima sexta-feira (26) às 15h, no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara. A sessão, aberta ao público, foi requerida pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e pelo deputado Rôney Nemer (PP-DF).
Para Erika Kokay, que é psicóloga por formação, a homenagem é fundamental no sentido de reafirmar a importância da profissão nas políticas públicas para o desenvolvimento da sociedade.
“Estamos abrindo o Congresso Nacional, que é a casa que representa os anseios do povo, que tem na sua essência a democracia, para dizer que, nestes 54 anos, o que temos de mais concreto é a necessidade de termos estes profissionais em todas as políticas públicas, para que possamos definitivamente puxar os fiapos de vida que estão debaixo de um país tão desumanizado e construir um novo amanhã. É o poder Legislativo, mais uma vez, rendendo sua homenagem e fazendo referência aos profissionais deste país.”
O dia 27 de agosto de 1962 é histórico, pois nessa data foi publicada a Lei N° 4.119/62, que regulamenta o exercício da profissão. A partir daí, tal data passa a ser celebrada como “O dia do (a) Psicólogo (a)”. Naquele mesmo ano, foi editado o parecer 403/62, estabelecendo o currículo mínimo e a duração do curso de Psicologia.
Segundo Erika, é preciso reconhecer e reafirmar que o profissional da área de Psicologia presta um inestimável trabalho à sociedade, “profissionais que constroem e estão presentes no dia-a-dia das diversas instâncias sociais, a saber: a escola, a universidade, o posto de saúde, o hospital, o trânsito, a mídia, a arte e nas muitas esferas de participação”, destacou.
Assessoria Parlamentar