MP 724: PT derruba emenda da bancada ruralista que anistiava multas por desmatamento ilegal

BohnGass desmatamento

Foi aprovado, nesta semana, o relatório da medida provisória MP 724/2016, que estende os prazos para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Apesar de ser uma proposta positiva, principalmente para os pequenos produtores, um acréscimo na MP poderia ter ampliado a anistia de multas a desmatadores.

Trata-se de uma emenda acatada pelo relator da matéria, deputado Josué Bengtson (PTB-BA), integrante da Bancada Ruralista da Câmara Federal.

O benefício aos desmatadores seria dado por meio da modificação do artigo 42 da Lei 12.651/2012 (mais conhecida como Código Florestal), que atualmente prevê um programa para converter multas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente dos que desmataram áreas de reserva legal ou de preservação permanente. A alteração previa ampliar essa conversão de penalidade para todos os demais tipos de desmatamento, que hoje não dispõe dessa mamata. Graças à contestação do deputado Bohn Gass (PT-RS), a inclusão marota foi retirada do parecer final.

A MP 724 foi enviada ao Congresso pela presidenta Dilma em 4 de maio deste ano. A proposta original beneficiava proprietários de imóveis com até quatro módulos fiscais – o que dependendo da região brasileira varia entre cinco e 110 hectares. O deputado da Bancada Ruralista, no entanto, estendeu o benefício a todos os proprietários e posseiros rurais do País.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os pequenos produtores, que são responsáveis por 70% da comida que vai para a mesa do brasileiro, têm mais dificuldades em fazer o cadastramento. A pasta afirma ainda que a prorrogação prevista na MP 724 assegurará a mais de um milhão de proprietários e posseiros os benefícios previstos no Código Florestal.

Também nesta quarta, foi aprovado o parecer da MP 725, que permite a maior participação de cooperativas de crédito no financiamento rural, além da MP 728 – reverte a decisão do presidente interino Michel Temer de acabar com o Ministério da Cultura. Todas essas medidas provisórias, além da 724, seguem agora para o plenário da Câmara dos Deputados.

Base de dados do campo – O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório para todas as propriedades rurais do País, em que o produtor ou posseiro informa a situação ambiental do seu imóvel, como existência de área remanescente de vegetação nativa, de área de uso restrito ou protegida. O objetivo é criar uma base de dados para orientar as políticas ambientais.

De acordo com o Código Florestal, a partir de maio de 2017 os bancos só poderão conceder crédito agrícola para proprietários e posseiros de imóveis rurais que estejam inscritos no CAR.

PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100