Ana Perugini propõe compensação financeira a municípios com presídios no país

AnaP GustavoB

A deputada Ana Perugini (PT-SP) propôs a criação de uma lei federal para a compensação financeira dos municípios que abrigam presídios. Por meio do projeto de lei 5.385/2016, que acaba de ser protocolado na Câmara dos Deputados, a parlamentar quer dar às cidades brasileiras condições de adotarem ações que diminuam os impactos negativos gerados pela instalação de unidades prisionais.

Ao apresentar a proposta na Câmara, Ana amplia sua luta em defesa das cidades que acumulam prejuízos sociais, econômicos e ambientais após a construção de presídios. Durante dois mandatos como deputada estadual (2007-2010 e 2011-2014), a parlamentar defendeu a criação de lei semelhante em São Paulo. É de sua autoria o projeto de lei 556, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), desde junho de 2007.

O novo projeto, em análise na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara (CDU) desde o último dia 10 de junho, altera a lei 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade), e a lei complementar 79, de 7 de janeiro de 1994, que cria o Fundo Penitenciário Nacional (Fupen).

O texto prevê que os recursos saiam do Fundo, sendo ao menos 1% do custo da obra, em caso de novos presídios, e 0,5% das despesas totais da unidade, montante a ser repassado anualmente às prefeituras.

Segundo a deputada, a compensação é necessária em função dos problemas que acompanham a chegada de unidades prisionais a uma cidade, entre eles o aumento da sensação de insegurança da população local, a desvalorização imobiliária, a perda de atratividade turística e a fuga de empresas, fatores que causam o desaquecimento da economia.

“A carga social e de infraestrutura suportada pelos municípios que abrigam novas unidades prisionais compromete a efetividade da política urbana. Entretanto, os municípios não recebem nenhuma compensação financeira pela perda de receita e pelo aumento dos gastos com a maior demanda pelos serviços públicos”, destaca a parlamentar. 

Atualmente, calcula-se o déficit prisional em mais de 230 mil vagas, o que exigiria a construção de centenas de novos presídios no país. Por outro lado, explica Ana Perugini, os municípios relutam em aceitar a instalação de novas unidades prisionais em seu território. “É necessário, portanto, compensar as cidades que abrigam essas unidades, não apenas para reforçar a segurança pública, mas também para reequilíbrio socioeconômico.”

 (AP) 

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100