Dirigentes e especialistas defendem aprovação de projeto de petista que cria o Sistema Nacional de Educação

sagua

Representantes de entidades ligadas a dirigentes estaduais e municipais de educação, a docentes e de organizações da sociedade civil defenderam nesta terça-feira (14) na Câmara a aprovação imediata do projeto de lei complementar (PLP 413/14) que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE) como instrumento de melhoria da qualidade do ensino no País. De autoria do deputado Ságuas Moraes (PT-MT), a proposta estabelece normas de cooperação federativa entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para garantir o direito à educação e o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE- Lei 13.005/14).

A proposta já tem parecer favorável do relator, deputado Glauber Braga (Psol-RJ), desde dezembro do ano passado, e aguarda votação na Comissão de Educação. O debate ocorreu durante audiência pública no colegiado.

Para a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Maria Edineide Batista, a adoção do SNE é fundamental para melhorar a qualidade da educação no País.

“O SNE é um passo essencial para implementarmos o PNE, em uma articulação planejada e executada em conjunto por todos os entes da federação, com objetivos definidos e com respeito a diversidade e características locais, e assim garantirmos uma educação pública de qualidade para todos”, explicou.

Já o representante do Movimento Todos Pela Educação, André Lázaro, observou que o Sistema Nacional de Educação “ao definir regras claras para definição de atribuições deve contribuir para a implementação de mecanismos que visam a melhoria da educação”.

“O SNE pode contribuir decisivamente para implantarmos o CAQi (Custo Aluno- Qualidade Inicial) e o CAQ (Custo Aluno Qualidade) para aumentarmos a qualidade do ensino e eliminarmos as desigualdades educacionais existentes entre os sistemas de ensino no País”, disse.

O CAQi é um indicador que mostra o quanto deve ser investido ao ano por aluno de cada etapa e modalidade da educação básica. Já o CAQ avança em relação ao padrão mínimo, pois considera o caráter dinâmico do conceito de custo por aluno e também a capacidade econômica do Brasil, e tem como meta alcançar o nível de custos dos países mais desenvolvidos em termos educacionais.     

A consultora em Educação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Mariza Abreu, disse que até mesmo atribuições sobrepostas na educação e que pesam desigualmente para os entes federados, podem ser resolvidas por meio do SNE. 

“No caso do transporte escolar, por exemplo, as prefeituras executam o serviço e também atendem os estudantes da rede estadual. O problema é que além dos municípios não serem ressarcidos por isso, o serviço também é prejudicado pela diferença do calendário escolar, onde o início e fim do ano letivo e as férias não coincidem, gerando transtornos desnecessários no transporte dos estudantes”, ressaltou.

Desigualdades– Para o deputado Ságuas Moraes, autor da proposta, o Sistema Nacional de Educação também deve contribuir para reduzir as desigualdades educacionais existentes em várias regiões do País.

“Esse regime de colaboração entre União, estados e municípios já existe hoje, mas de forma precária. Com o SNE poderemos alcançar as metas do PNE e também ajudarmos aqueles municípios, e mesmo os Estados, que aplicam os 25% de recursos para a educação e que ainda assim tem dificuldade para atingir o nível mínimo de qualidade na educação”, ressaltou.

Também participaram da audiência pública o deputado Pedro Uczai (PT-SC), além de representantes da secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, do Conselho de Secretários Estaduais da Educação (Consed) e da Federação dos Professores de Instituições Federais de Ensino (Proifes).

Héber Carvalho
Foto: Salu Parente/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100