Às vésperas de completar um ano com a missão de modernizar as leis que regem o futebol nacional, a Comissão Especial de Reformulação da Legislação do Esporte está em fase de finalização dos estudos para apresentação de um relatório alinhado às necessidades do esporte. Para isso, o órgão realizou uma etapa internacional, em que deputados e consultores legislativos visitaram a Inglaterra e a Alemanha – países referência em regulamentação e gestão do esporte no mundo.
“Fomos conhecer de perto dois dos países com as leis mais avançadas e com as gestões mais modernas na área do futebol”, conta o deputado federal e diretor de Assuntos Internacionais da Confederação Brasileira de Futebol, Vicente Cândido (PT-SP). Ele acredita que a Europa tem muito a ensinar e que a missão oficial trouxe para o Brasil muitos exemplos a serem seguidos.
Em Londres, os deputados Andrés Sanchez (PT-SP), José Rocha (PR-BA), Rogério Marinho (PSDB-RN) e Vicente Cândido, que compõem a Comissão Especial de Reformulação da Legislação do Esporte, além do presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol, José Vanildo da Silva, se reuniram com o ex-ministro do Esporte do Reino Unido, Richard Caborn, na Embaixada do Brasil, para o compartilhamento de experiências acerca da organização e regulamentação do esporte e do futebol.
Ainda no Reino Unido, a comitiva reuniu-se com a equipe técnica responsável pela formação de jovens atletas do clube inglês Watford – um dos mais bem-sucedidos formadores de atletas de futebol do país, ocupando atualmente o 24º lugar no ranking da FIFA de clubes formadores. “Pudemos perceber um profundo entrosamento e sinergia entre o governo e os clubes formadores”, destaca Vicente Cândido.
No encontro, realizado no estádio Vicarage Road, o ingleses ressaltaram sua recente parceria com escolas privadas especializadas em esporte; modelo indicado, inclusive, pela Premier League aos demais clubes. “Por meio dessa parceria é possível que os estudantes-atletas tenham horário flexibilizado para ter até dois treinos diários”, explicam os consultores legislativos que acompanharam a comitiva, Carolina Galvão Diniz e Gabriel Gervásio Neto.
Para entender melhor a dinâmica e as particularidades do futebol inglês, a missão oficial também reuniu-se com o diretor de Futebol Profissional da Football Association (FA) – equivalente britânica à CBF –, Graham Noakes, e Diretor de Futebol da Premier League, Mike Foster. De acordo com Noakes, a Federação Inglesa cuida de toda a normatização referente às cinco divisões. A Football Association explicou que o governo britânico oferece todo o suporte ao esporte, mas não intervém na gestão; destacou Vicente Cândido. Os parlamentares ainda debateram o projeto de formação da base, de atletas profissionais, de juízes e treinadores.
Atuais campeões do mundo, o futebol alemão tem ganhado destaque por seu intenso trabalho na formação de atletas, técnicos e árbitros. Ao receber a comitiva brasileira em Frankfurt, o diretor do Departamento de Relações Internacionais da Federação Alemã de Futebol (Deutscher Fussball Bund – DFB), Marc Hess, destacou que o governo alemão oferece suporte à entidade, mas que, ao mesmo tempo, confere independência na gestão.
De acordo com Hess, atualmente há 54 academias de clubes para a formação de jovens jogadores (com início aos 14 anos) que contam com a colaboração de escolas públicas, de forma a permitir que os jovens talentos treinem com mais foco ao mesmo tempo em que não deixem de estudar. “A carga de treinamento semanal dos jogadores de 9-15 anos é de 90 minutos, 4 a 5 vezes por semana”, ressaltam os consultores.
No Allianz Arena, em Munique, os parlamentares se reuniram com representantes do FC Bayern de Munique e da empresa gerenciadora do estádio. No encontro, os alemães explicaram detalhes sobre como o time alcançou a marca de 268 mil sócios- torcedores, tornando-se o maior do mundo, e esmiuçaram a liga profissional de futebol da Alemanha, a Bundesliga. “Pudemos conhecer um modelo de gestão bastante interessante e muito superavitário”, relata Vicente Cândido. “Com certeza traremos este modelo de administração – e muitos outros ensinamentos que agregamos nesta viagem – pra debater e aprimorar o formato brasileiro”, avalia.
Mundialmente reconhecido, o futebol brasileiro está fortalecendo sua presença no mundo. Um dos órgãos responsáveis pela internacionalização deste importante produto nacional é a diretoria de Assuntos Internacionais da CBF. À frente do projeto, Vicente Cândido entregou camisas da Seleção Brasileira para os representantes dos clubes que visitou durante a missão oficial e convidou-os para disputar torneios juvenis organizados pela CBF.
Assessoria Parlamentar