Corrupção em gestão do PSDB-MT revela triste sina: “Não sobra ninguém”

p

Os acontecimentos bombásticos que dominaram o cenário político nas últimas semanas desnudam a falácia do PSDB que vinha se apresentando ao Brasil como “única” alternativa de combate à corrupção. “Fui do PSDB dez anos. Não sobra ninguém”, afirmou o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado em gravação com o senador e ex-ministro Romero Jucá – homem forte do conspirador da República, Michel Temer. Denúncias de corrupção que assombram as administrações públicas das capitais do País revelam o simbolismo da frase de Machado: “Não sobra ninguém”.

Para comprovar isso, não é preciso ir muito longe. No Mato Grosso, por exemplo, estado governado por outro paladino da moralidade, Pedro Taques (PSDB), a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc) comandado pelo seu parceiro de partido, Permínio Pinto foi tomada de assalto por uma organização criminosa desbaratada pela Operação Rêmora. A ação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – órgão ligado ao Ministério Público do Estado de MT (MPE).

“Mato Grosso é um Estado administrado por um gestor extremamente incompetente, incapaz de ocupar a posição que ocupa. Um ano e meio de governo foi muito pouco para o Estado avançar, mas foi suficiente para começar a meter a mão nos cofres públicos”, denunciou a deputada matogrossense, Janaina Riva (PMDB) referindo-se à gestão de Pedro Taques à frente do Governo do Estado de Mato Grosso.

“O indicativo das ações desta quadrilha na Seduc é justamente para pagamento de caixa dois, e como o povo não se assustou, ou suspeitou na campanha, sendo que foi uma das campanhas em que mais se gastou: R$ 60 milhões? Nós víamos nas ruas o derramamento de dinheiro. Agora, os empresários querem o dinheiro de volta e quem paga é o povo de Mato Grosso”, afirmou a deputada, em discurso no plenário da Assembleia Legislativa de MT.

Operação – A Operação Rêmora revelou fraudes em licitações na Seduc que podem ultrapassar o valor R$ 56 milhões. As investigações comandadas pelo MPE apontam que 23 obras de reforma e construção de escolas públicas em cidades e municípios do Estado foram fraudadas. Segundo o MPE, a organização criminosa era composta de agentes públicos e empresários que atuavam desde outubro de 2015. Ao todo, 13 empresários e três servidores estariam envolvidos no esquema.

De acordo com o MPE, os três servidores da Secretaria de Educação, Fábio Frigeri, Moisés Dias da Silva e Wander Luiz dos Reis viabilizavam as fraudes no processo licitatório, tendo como contrapartida o pagamento de propina por parte dos empresários interessados que “venceriam” a concorrência. Os dois primeiros servidores foram presos  preventivamente e o segundo conseguiu fugir da justiça.

Já os empresários Giovani Belatto Guizardi e Luiz Fernando da Costa Rondon, integrantes da empresa Luma Construtora e Leonardo Guimarães Rodrigues, da Jer Construtora são apontados pelo Gaeco como núcleo de operação e funcionavam como elo de ligação entre os servidores públicos e o terceiro núcleo constituído por Luiz Rondon, Leonardo Guimarães e outros 10 empresários.

“Este grupo (de empresários) se encarregaria de burlar os processos licitatórios, uma vez que recebem informações privilegiadas do primeiro núcleo (agentes públicos) e com elas organizam uma simulação de concorrência, que estaria viciada por se tratar de um verdadeiro jogo de cartas marcadas”, disse a juíza  Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, em trecho de sua decisão que culminou com o pedido de prisão preventiva dos envolvidos.

A decisão da juíza teve como base áudios de conversas gravadas, com autorização da justiça, por um empresário que foi procurado para participar do esquema de fraudar licitações – e que atuou como testemunha do Gaeco.  José Carlos Pena da Silva, dono da BRP Construtora Ltda., conseguiu gravar uma reunião em que vários sócios de empreiteiras discutiam as formas de “repartir” os contratos com a Seduc.

Benildes Rodrigues com Agências

Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também