Ameaças da Globo a blogs e sites são repudiadas durante ato em defesa da liberdade de expressão

ato globo spParlamentares, juristas, jornalistas, blogueiros, ativistas digitais, militantes e dirigentes de entidades e movimentos sociais repudiaram, nesta segunda-feira (7), as ameaças feita pelos irmãos Marinho, controladores da Rede Globo, aos blogs e sites de esquerda que noticiaram casos sobre os quais pesam suspeitas de negócios ilícitos da família, como a mansão em Paraty (RJ) e um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Os blogs e sites notificados pela família Marinho foram: O Cafezinho, Tijolaço, Diário do Centro do Mundo e Rede Brasil Atual. A eles se soma o Blog da Cidadania, de Eduardo Guimarães, ameaçado de processo pelo Ministério Público Federal por ter denunciado, com uma semana de antecedência, o teor da 24ª etapa da Operação Lava-Jato, que tinha como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ato ocorreu na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, cujo auditório ficou minúsculo para o público que compareceu ao evento. Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, a emissora do Jardim Botânico simboliza, representa e organiza a ofensiva conservadora dos anos recentes no Brasil. “Nós estamos assistindo a um avanço conservador como há muito não se assistia nesse País. E o elemento pensante principal que articula a grande mídia é a Globo”, criticou Pimenta, que se colocou à disposição para assinar as matérias dos blogueiros notificados pela família Marinho.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), também presente ao ato, lamentou que os governos petistas não tenham dado prioridade à pauta da democratização da mídia. “Infelizmente, os nossos governos não enfrentaram o monopólio da comunicação”, disse a parlamentar, que sugeriu a “porta da Globo” como “ótimo local” para as manifestações do dia 13 a serem realizadas pelo campo democrático e popular.

Outro parlamentar que participou do ato foi o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que lembrou o passado golpista da empresa dos Marinho. “A Rede Globo nunca teve apego à democracia. Nasceu na ditadura e cresceu com ela”, recordou Lindbergh.

Figura histórica do movimento que resultou na perda do mandato do presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, o advogado Marcello Lavenère, então presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), criticou duramente a seletividade nas investigações e as ilegalidades da Operação Lava-Jato, apoiada integralmente pela Rede Globo. “A pior legalidade é aquela que encapa uma ilegalidade. Nada mais perigoso do que práticas ilegais que se praticam como se legais fossem. Essas pessoas [do Ministério Público, da Polícia Federal e do Judiciário] são lobos traiçoeiros togados de cordeiros que estão atacando as nossas instituições”, alertou Lavenère, com a autoridade e a experiência de quem assinou o pedido de impeachment que interrompeu o mandato de Collor.

Também estiveram representadas no Sindicato dos Jornalistas entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entre outras.

Intelectuais e jornalistas também marcaram presença: Ladislaw Dowbor, Bernardo Kucinski, Palmério Dória, Paulo Henrique Amorim, Paulo Moreira Leite e muitos outros.

Confira o manifesto em defesa da liberdade de expressão e de repúdio à Rede Globo:

http://baraodeitarare.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1210

Rogério Tomaz Jr.
Foto: Jornalistas Livres

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo