O deputado João Daniel lamentou, em pronunciamento no plenário, na quinta-feira (25),os ataques contra o ex-presidente Lula que, de acordo com ele, é o maior líder político da história brasileira. “Esse ataque tem como objetivo central desconstruir aquilo que vem sendo construído com sangue, suor, trabalho e muita luta do nosso povo brasileiro. O que está em jogo mais uma vez neste País é se nós seremos uma Nação justa, soberana, independente ou uma colônia das grandes multinacionais e do capital para transformar o nosso País em mercadoria”, afirmou.
João Daniel também criticou a aprovação, pelo Senado, do projeto de autoria do tucano José Serra (SP) que retira a obrigatoriedade legal de participação da Petrobras nos campos do pré-sal. “Esse projeto virá para a Câmara e tenho esperanças de que faremos um debate para mudar essa visão. Nenhum país do mundo construiu uma nação sem que ela tivesse um mínimo de autonomia. E o petróleo é parte dessa autonomia. O petróleo, com uma empresa do porte da Petrobras, possibilita ao País investir na educação, na saúde e na infraestrutura.
Portanto, nenhum país se desenvolve, nenhuma nação é livre e soberana, se não tiver suas questões estratégicas, a exemplo do petróleo sob controle estatal, sob controle nacional e com um projeto que sirva ao povo de sua nação e, neste caso, ao povo brasileiro”, ressaltou.
Na avaliação do parlamentar petista, os tucanos sempre quiseram privatizar a Petrobras. “Eles (tucanos) queriam, há muitos anos, privatizar a Petrobras e agora encontraram uma oportunidade aprovando o projeto alcançando a operação do pré-sal, maior riqueza descoberta graças à tecnologia e aos cientistas do nosso País, da Petrobras”, destacou João Daniel.
“O tempo passa e a história mostrará a verdade e a resistência nas ruas por parte daqueles que têm moral, dignidade e, acima de tudo, um espírito de nação livre e soberana, como a do brasileiro, hoje, nas mais diversas organizações, como Federação Única dos Petroleiros, Central Única dos Trabalhadores, e Frente Brasil Popular, que se pronunciam aberta e firmemente na defesa da Petrobras”, finalizou o deputado João Daniel.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara