Wadih Damous quer que injúria racial passe a ser considerada crime de racismo

wadih gustavo 18 11 15O deputado Wadih Damous (PT-RJ) apresentou na terça-feira (17), na Câmara, um projeto de lei (PL 3640/2015) com o “objetivo de dar cumprimento à Constituição da República de 1988, que expressamente prevê (no inciso XLII do seu art. 5º) a inafiançabilidade e imprescritibilidade da prática do racismo”.

O texto se justifica, segundo o parlamentar, porque, no atual ordenamento jurídico brasileiro, a prática racista pode ser enquadrada em duas interpretações jurídicas, o que dificulta a punição. “O que acontece hoje é que o mesmo fato tem duas tipificações. Uma de injúria racial, outra de racismo. A consequência prática disso é que, quando os juízes decidem que você praticou injúria racial, esse crime é afiançável e pode prescrever. E a conduta tipificada como racismo não tem como pagar fiança e é um crime imprescritível”, diz Damous.

A Constituição estabelece que o racismo é imprescritível. Por outro lado, o artigo 140 do Código Penal define o crime de injúria. Diante dessa ambiguidade do ordenamento jurídico, a jurisprudência define o crime de “injúria racial” quando a ofensa é individual. O racismo tem sido considerado apenas quando a ofensa é coletiva. “Estou acabando com essa história de injúria racial. É racismo e ponto”, explica. “Estou trazendo essa questão para um centro normativo só, que é a lei do racismo”, completa.

Damous reconhece que, diante do conservadorismo do Congresso, o projeto é apresentado num cenário desfavorável na Câmara. “Mas vamos fazer esforços para aprovar. O racismo é algo abjeto, que fere a dignidade humana. Então espero que até mesmo os conservadores entendam isso”, afirma o deputado.

Na justificativa ao texto, Damous explica que uma pesquisa sobre o tema, do sociólogo Ivair Augusto Alves dos Santos, demonstrou que os casos de racismo foram enquadrados como injúria em 87,5%, 92% e 92,7 nos anos de 2005, 2006 e 2007, respectivamente. Um levantamento no Distrito Federal indicou que, em maio de 2015, a cada dez crimes de preconceitos raciais, um é tipificado como racismo e nove são tipificados como injúria racial.

“Isso significa que em torno de 92% dos casos de prática de racismo acabaram sendo desclassificados para injúria”, diz a justificativa. Porém, “a conduta de quem ofende um indivíduo em razão de sua raça ou cor não é menos grave do que aquela que ofende uma coletividade”, acrescenta.

Confira a íntegra do projeto de lei:

– PL 3640/2015

Rede Brasil Atual
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100