O deputado Padre João (PT-MG) manifestou-se favorável à recriação da CPMF mas defendeu que paguem uma fatia maior da contribuição quem recebe mais. “Nós temos que fazer um recorte. Talvez para taxar quem tenha receita acima de 10 mil reais”, sugeriu.
O parlamentar, que sempre combateu os agrotóxicos, analisou que as empresas responsáveis pela fabricação do veneno tenham maior taxação. “Quem mais provoca doença é que tem que pagar mais, como a Monsanto, a Bayer, a Dow, a Basf, a Syngenta, a Bunge”, disse. “Essas empresas, que vêm envenenando e matando o nosso povo, têm que pagar mais. Foi assim com o setor do cigarro, que teve uma taxação, uma alíquota maior”.
Crise – Padre João questionou a oposição, e até mesmo alguns parlamentares da base do Governo, que insistem em restringir a crise só ao Brasil. “É uma leitura equivocada. Parece que estão alienados em relação ao que acontece em outros países, até mesmo na China, nos Estados Unidos, em Portugal, na Espanha. E o pior: alguns desses países vêm se arrastando numa crise desde 2008. Alguns com índice de desemprego que chega a quase 30% — a cada 100 trabalhadores aptos ao trabalho, 25, 27 estão desempregados. Então, tentam passar para o povo brasileiro uma leitura totalmente equivocada do momento”, afirmou.
Tags: , , , , Câmara
PT na Cãmara