A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) usou a tribuna da Câmara nesta semana para repudiar as tentativas de golpe e o desejo “desesperado” da oposição em querer o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Ela fez questão de lembrar que, como deputada constituinte, lutou ao lado de grandes políticos para que a população brasileira tivesse uma Constituição compatível com a representação legítima e independência dos Poderes. “No entanto, inconformada com a quarta derrota seguida nas urnas, a oposição quer quebrar esse processo democrático de forma injustificável, sem base jurídica, com golpe. E isso nós não vamos aceitar”, afirmou.
Na avaliação da deputada Benedita o que a oposição tenta desesperadamente e de forma “odiosa” não é apenas dar o golpe no governo, no PT. “Não é apenas o impeachment da presidenta Dilma; é um golpe na população, na sociedade brasileira, que foi democraticamente nas urnas eleger seus representantes. Acredito que esse mesmo povo saberá reter esse ímpeto da oposição, porque conhece e reconhece que desde o governo Lula a vida do brasileiro mudou para melhor”.
“E por que querem o impeachment da presidenta Dilma? Por que estão perseguindo o ex-presidente Lula? É porque de 2003 a 2014 foram gerados mais de 20 milhões de empregos, o equivalente à população do Chile. É porque nos governos do PT – de 2003 a 2014 – foram gerados mais de 20 milhões de empregos, o equivalente à população do Chile. É porque mais de 36 milhões conseguiram colocar comida nas suas mesas. É porque estudantes com menor poder aquisitivo conseguiriam ingressar nas universidades; é porque aumentou a oferta e o acesso a cursos profissionalizantes; e é por causa de tantas outras conquistas sociais”, explicou.
É por isso, continuou a deputada Benedita, que querem fazer esse gesto “irresponsável, que não tem base jurídica para tirar aquela que o povo colocou como sua legítima representante. Mas não ficaremos calados de forma nenhuma. Estamos e estaremos sempre nas ruas, ao lado do povo”, assegurou.
A deputada Benedita disse ainda que o PT e o governo, assim como a população, quer transparência, quer combater a corrupção. “Aliás, eu posso dizer que nunca vi se fazer tanto debate a respeito da corrupção. Nunca foi feita tantas denúncias, mas também nunca tiveram tantas oportunidades de tirar de debaixo do tapete essa lixeira que se chama corrupção e que começou há muitos e muitos anos atrás”, concluiu.
Vânia Rodrigues