O deputado Henrique Fontana (PT-RS) rechaçou, em discurso na Tribuna nesta terça-feira (15), o posicionamento de parte da oposição que “está ultrapassando” todos os limites da razoabilidade ao adotar uma postura golpista. “Flerta com a ideia do golpe dia e noite. E esse flerte, infelizmente, traz problemas a todos os brasileiros porque rompe com uma regra de ouro do processo democrático que é o respeito ao voto do cidadão”, afirmou.
A oposição, continuou Fontana, depois de perder quatro eleições consecutivas parece que perdeu também a capacidade de acreditar na democracia. “Parece que perdeu a capacidade de apresentar um projeto para o Brasil e de preparar uma candidatura para 2018”, enfatizou.
“Quem quer governar um país, um Estado ou um Município deve conquistar, democraticamente, a maioria dos votos do povo de onde emana o poder exercido por um Presidente da República, por um Governador ou por um prefeito”, ressaltou o deputado do PT.
Irresponsabilidade – Na avaliação de Henrique Fontana, a oposição age com “irresponsabilidade” ao tentar desestabilizar o mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff. “A economia brasileira está sofrendo, e muito, com uma conjuntura internacional adversa, mas sofre muito mais com a irresponsabilidade de setores da oposição que desestabilizam permanentemente o mandato legítimo que a Presidenta Dilma exerce, poder que emanou do voto do cidadão brasileiro”, disse.
Para Henrique Fontana, a oposição insiste em não aceitar o resultado das eleições. “Quando eu digo que a oposição aposta na instabilidade, no convulsionamento do nosso País, é porque ela, em vez de exercer o seu papel de criticar, propor, votar a favor, votar contra, trabalha o tempo inteiro com a ideia de não aceitar o resultado da eleição. Primeiro, foi o pedido de colocar a urna eletrônica em xeque, com pedido de recontagem de votos. Depois, esta versão estapafúrdia no Tribunal de Contas, pela qual sistemas fiscais de contabilização que sempre foram usados no Brasil passam a ser eventualmente motivo para se pedir a cassação de um mandato”, asseverou.
Por fim Fontana analisou que a oposição tenta convulsionar o Brasil. “Ou alguém duvida do prejuízo que esta instabilidade está trazendo para a economia brasileira? Desde a eleição, há 10 meses, e esta parte da oposição insiste naquilo que eu chamo de tentativa de convulsionar o Brasil. Não quer aceitar o resultado da eleição, quer ganhar no tapetão, quer desencadear um movimento pelo golpe que quer apelidar de impeachment. Mas impeachment existe na Constituição quando há um fato e um crime cometido pelo Presidente da República. E não há nenhuma causa, nenhuma denúncia, nenhuma prova que possam sustentar o golpe que a oposição quer dar no Brasil”, finalizou o parlamentar petista.
Gizele Benitz
Foto: Agência Câmara