O Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou o arquivamento de ação contrato deputado Afonso Florence (PT-BA), declarando-o inocente de acusações de supostas irregularidades de campanha eleitoral. Segundo despacho final da ministra Carmen Lúcia, não há qualquer indício de irregularidades por parte do parlamentar, o que injustifica qualquer investigação.
A ministra seguiu o entendimento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que recomendou este ano o arquivamento à corte máxima da Justiça brasileira. Sendo assim, não consta qualquer inquérito junto à Suprema Corte em nome do deputado, atual vice-líder do PT na Câmara e coordenador da bancada baiana petista na Casa.
Florence comemorou a decisão da ministra e asseverou que sua trajetória é de lisura e honestidade, pois em nenhum momento esteve envolvido em qualquer conduta irregular. “Muito foi dito e houve grande esforço para tentar caluniar o nosso trabalho, mas após anos de luta, a Justiça foi feita e todos os segmentos diretamente beneficiados pela atuação do mandato devem agora celebrar esta grande notícia”, afirmou.
Desde o início de sua atuação como secretário de Habitação do Estado da Bahia, ministro do Desenvolvimento Agrário e, mais recentemente, como deputado federal, Florence teve trabalho reconhecido junto às lideranças políticas, movimentos sociais e autoridades.
Tal status conferiu ao parlamentar a reeleição ao mandato em 2014 e, recentemente, a eleição de como um dos “Cabeças do Congresso”, após levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara