Senado aprova fim do financiamento empresarial, mas projeto retorna à Câmara

plenario senadoPor 36 votos a 31, o plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), uma emenda ao projeto de reforma política que proíbe as doações de pessoas jurídicas a partidos e candidatos. As contribuições de pessoas físicas estão mantidas. A vitória apertada contra a presença do poder econômico no processo político foi comemorada pela bancada do PT, que trabalhou ao lado do PDT, PCdoB, PSB e PSOL por essa alteração na legislação reclamada pela maioria esmagadora dos brasileiros, como apontam todas as pesquisas de opinião. O texto que começou a ser votado pelo Senado nesta quarta-feira ainda passará pelo crivo do plenário da Câmara.

“Hoje, nós fizemos história”, resumiu o senador Jorge Viana (PT-AC), presidente da comissão que elaborou a reforma política. “Demos um passo essencial para descriminalizar a política”, avaliou o senador. “Nem toda corrupção política decorre do modelo de financiamento das campanhas, mas a relação entre ambas é muito grande”, completou Viana.

Para Viana, o posicionamento do Senado pode também representar uma sinalização para o Supremo Tribunal Federal, onde seis ministros já se manifestaram pela inconstitucionalidade das doações de pessoas jurídicas a campanhas, embora o julgamento esteja interrompido desde abril de 2014, por um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes.

Repercussão – Na Câmara, inúmeros deputados comemoraram a derrota do financiamento empresarial. Sobretudo nas redes sociais, parlamentares do PT manifestaram contentamento. “Um passo gigantesco no combate à corrupção e a favor da ética”, registrou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) no seu Twitter.

“Sábia decisão”, resumiu o deputado Assis Carvalho (PT-PI).

“Aprovar o fim do financiamento empresarial de campanha é aprofundar a democracia. Palmas ao Senado Federal pelo compromisso com o Brasil”, comemorou Wadih Damous (PT-RJ).

“Espero que essa decisão possa reverter à votação da Câmara dos Deputados que insiste em manter o financiamento empresarial”, afirmou Henrique Fontana (PT-RS).

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também celebrou a vitória e ainda cutucou o conservadorismo dominante na Câmara. “Senado mais avançado que a Câmara é algo novo”, disse a parlamentar gaúcha.

“Um passo importante para o fim da corrupção em nosso país”, disse Ana Perugini (PT-SP), também no Twitter.

O deputado Angelim (PT-AC) parabenizou o conterrâneo Jorge Viana e ressaltou que este se manteve “atento ao clamor popular”.

Os deputados Vicentinho (PT-SP), Leo de Brito (PT-AC), Alessandro Molon (PT-RJ) e Rubens Otoni (PT-GO) também parabenizaram a decisão do Senado.

PT na Câmara com PT no Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100