Petistas defendem acordo de leniência para salvar empregos no setor naval

LuizSergio Chicod

Os deputados Luiz Sérgio (PT-RJ) e Chico D’Ângelo (PT-RJ) afirmaram nesta quarta-feira (26) que é preciso encontrar uma solução negociada entre governo, empresários e trabalhadores para evitar demissões no setor naval brasileiro. Segundo eles, os acordos de leniência podem amenizar o cenário de crise no setor, que já ameaça o emprego de milhares de trabalhadores em grandes estaleiros do País. A afirmação ocorreu durante reunião do Fórum Permanente de Debates para Construir Alternativas aos Impactos Negativos da Operação Lava Jato.

A reunião contou com a presença de trabalhadores e empresários do setor, além de representantes do governo do Rio de Janeiro e da Petrobras. No debate, trabalhadores do estaleiro Brasfels (antigo Verolme), localizado na cidade de Angra dos Reis, relataram que existe a ameaça de demissões em massa na companhia. Nesse caso, o principal problema seria uma dívida de US$ 600 milhões da empresa Sete Brasil com o estaleiro.

A Sete Brasil foi criada com o objetivo de fornecer navios sondas para a Petrobras. A composição acionária da empresa também conta com a participação de fundos de pensão, bancos e construtoras. O deputado Luiz Sérgio (ex-funcionário do antigo estaleiro Verolme- hoje Brasfels), destacou que a solução para assegurar os empregos passa pela recuperação da Sete Brasil.

“Sem a atuação da Sete Brasil não seria possível disputar o mercado de navios sonda para extração de petróleo. É lamentável que dirigentes tenham se envolvido em escândalos que criaram dificuldades para a empresa. Mas temos que separar as coisas, quem roubou tem que ir para a cadeia, mas a empresa tem que ser preservada. Por isso o acordo de leniência é importante”, ressaltou.

Já o deputado Chico D’Ângelo destacou a necessidade dos atores envolvidos com o tema (governo, empresários e trabalhadores) encontrarem respostas para o problema. “A prioridade número um deve ser a manutenção dos empregos nos estaleiros. Não podemos deixar que a corda arrebente do lado mais fraco”, afirmou.

Ameaça– De acordo com o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Angra dos Reis (RJ), Manoel Sales, o estaleiro Brasfels já revelou que se até o mês de outubro não começar a receber a dívida, terá que demitir mais da metade dos funcionários. “Cerca de 8 dos 15 mil trabalhadores do estaleiro perderão seus empregos”, lamentou.

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100