Câmara aprova retrocesso ao permitir financiamento empresarial, afirmam petistas

plenario luis macedo 12 08 15Com o voto contrário da Bancada do PT, o plenário da Câmara decidiu na noite desta quarta-feira (12) manter a possibilidade de financiamento empresarial para os partidos nas campanhas eleitorais, previsto em destaque no texto da proposta de emenda à Constituição (PEC 182/07), que trata da reforma política. Com a apreciação deste item foi concluída a votação, em segundo turno, da PEC. A matéria segue para análise do Senado.

Parlamentares da Bancada do PT lamentaram a decisão do plenário. Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), um dos principais debatedores do tema da reforma política, isso significa que o poder econômico vai continuar “dominando” o Parlamento. “Acabar com o financiamento empresarial nas eleições seria a mudança mais importante para combater efetivamente a corrupção, porque impediria que empresas financiassem com bilhões de reais as campanhas. Impedir a utilização dos recursos das empresas seria o caminho para qualificar a nossa democracia”, afirmou Fontana.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) classificou como “um retrocesso” a aprovação do financiamento empresarial. “É lamentável. A Câmara está caminhando na contramão do que espera a sociedade que queria banir as empresas do financiamento das campanhas eleitorais. Uma pesquisa recente revelou que 80% da população brasileira e mais de 100 entidades da sociedade civil queria proibir empresas financiando eleição. A Câmara decidiu o contrário, mesmo com uma margem pequena. A luta continua”, ressaltou o deputado fluminense. O financiamento empresarial foi incluído no texto com 317 votos favoráveis e 162 contrários.

Molon alertou ainda que pelo texto aprovado significa que os candidatos não poderão mais receber doações diretas de empresas e terão que pedir dinheiro aos partidos. “Fica proibido o candidato de receber doações de pessoas jurídicas, que doariam apenas para os partidos. Ou seja, o dirigente do partido receberá o recurso e repassará para aquele candidato que for do seu interesse. Isso representa uma lista fechada e oculta, sem nenhuma transparência”, disse o petista.

Gizele Benitz
Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100