Plano Nacional de Educação: Seminário marca um ano de promulgação do PNE

PedroUczai Gushta
 
A Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (25), às 9h, no auditório Nereu Ramos, o seminário “O PNE e o Futuro da Educação Brasileira”. Fruto de requerimento do deputado Pedro Uczai (PT-SC), o seminário é promovido pela Comissão de Educação da Casa em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, confirmou presença na abertura do evento. 
 
“Após um ano, o PNE vai nos desafiar para os nove anos seguintes da década da educação, para transformar este País numa grande Nação. Dez por cento do PIB para a educação é a meta fundamental e estratégica para transformar este País numa pátria educadora”, destacou Uczai. 
 
Durante o evento serão debatidos temas como os Desafios da Implementação do PNE, o Financiamento da Educação e Regime de Colaboração, além da relação entre a qualidade da educação e o Plano. 
 
Para discutir os assuntos já foram confirmadas as presenças de representantes do MEC, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), de Associações de Pesquisa e de Dirigentes Municipais de Educação, do Conselho Nacional de Educação, do Fórum Nacional de Educação e da Campanha Nacional pelo Direito a Educação. 
 
Em pronunciamento no plenário da Câmara, o presidente da Frente Parlamentar pela Implementação do PNE, deputado Pedro Uczai, lembrou que diferentemente dos governos petistas, os governos do PSDB não priorizaram a educação. “Quando os tucanos governavam este País, educação não era prioridade e não chegava a alcançar 4% do PIB. Hoje, já ultrapassamos 6% do PIB e a meta é chegar a 10%”, ressaltou. 
 
O parlamentar petista disse ainda que a lei votada pelo Congresso na última legislatura, e sancionada sem vetos pela presidenta Dilma Rousseff, é uma conquista da sociedade brasileira. “E, por isso, na esteira do que vem ocorrendo desde o Governo do Presidente Lula e agora no Governo da Presidente Dilma, na área da educação, não temos dúvida nenhuma que o PNE é a prioridade nacional”, destacou Uczai. 
 
Responsabilidade- O parlamentar lembrou, porém, que a responsabilidade pelo cumprimento das 20 metas contidas no PNE também passa pelo empenho de estados, dos municípios, e da sociedade.  
 
“Por isso que vamos discutir financiamento e regime de colaboração. E, juntos com estados e municípios, vamos criar um grande movimento nacional para que o País coloque a educação como a grande prioridade nacional”, desafiou. 
 
Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100