O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), embarcou na noite desta quarta-feira (24) para o Mato Grosso do Sul. O parlamentar vai acompanhar a situação dos índios Gaurani e Kaiowá que estão sendo expulsos de suas terras tradicionais a tiros por fazendeiros locais.
O conflito ocorre em terras indígenas, onde está localizada a fazenda Madama, em que a comunidade Guarani e Kaiowá da aldeia Tekohá Kurusu Ambá está acampada desde a madrugada de segunda-feira (22). Conforme informações divulgadas pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), “existe a possibilidade inicial de dois Guarani e Kaiowá atingidos pelos tiros e uma criança perdida”, dados que, segundo a própria entidade, necessitam de confirmação.
Em maio, a Comissão de Direitos Humanos realizou, em parceria com o Ministério Público Federal, diligência oficial nas áreas indígenas do Mato Grosso do Sul. Nos últimos 11 anos, mais da metade de assassinatos de indígenas no Brasil ocorreram no estado.
Assessoria Parlamentar
Foto: Fabricio Carbonel/Assessoria CDHM