Sibá Machado destaca importância de criação de Código de Ciência e Tecnologia

SIBA COMISSAO 21 05 15

FOTO: GUSTAVO BEZERRA/PT NA CÂMARA

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), destacou hoje  (21) a importância da aprovação imediata do projeto de lei (PL) 2177/11  que cria o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Relator do projeto, Sibá disse que o novo marco legal para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil garantirá a independência do País nessas áreas. Ele ressaltou também a importância de se criar um  Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para impulsionar as pesquisas no País.

A afirmação do líder foi feita durante a reinstalação, na Câmara, da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.  O colegiado tem como meta aprovar as duas matérias. Na opinião do líder, o PL 2177 poderá ser votado ainda no mês de junho.

O novo marco legal, conforme lembrou Sibá, vem sendo construído há quase quatro anos. O objetivo é trabalhar um conjunto de leis para obter avanços para a indústria e para a valorização dos trabalhos dos pesquisadores brasileiros. “Esse marco ajudará a equilibrar a balança comercial brasileira, com a economia de US$ 50 bilhões/ano  na substituição de importações em áreas como defesa, saúde e equipamentos de infraestrutura’’, disse o líder.

O PL  2.177/2011 e o Regime Diferenciado de Contratação coroam um sistema integrado entre União, Estado e município para fazer avançar o conhecimento.  Essas duas matérias, na prática, regulamentam a Emenda Constitucional 95, promulgada neste semestre,  de autoria da deputada Margarida Salomão (PT-MG).

A emenda constitucional estabelece um novo marco para a ciência e tecnologia no País. A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 12/2014 alterou vários dispositivos constitucionais e abriu espaço para o avanço na legislação atual que afeta a pesquisa e inovação tecnológicas no Brasil.

Um  dos entraves do setor é o atual modelo licitatório. Daí a importância do RDC para a área  (como já existe para obras do PAC), flexibilizando a Lei de Licitações (8.666/93) para as compras e contratações no setor. As amarras existentes na legislação atual impedem que um pesquisador tenha um produto melhor e compatível com a pesquisa que realiza, observou Sibá. O RDC (Projeto de lei 8252/2014) é de autoria de Sibá Machado e do ex-deputado Newton Lima (PT-SP).

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100