Entidades entregam 650 mil assinaturas em defesa de uma reforma política que fortaleça a democracia

reforma politica saluEntidades e movimentos sociais entregaram à Câmara, nesta quarta-feira (20), 650 mil assinaturas defendendo uma reforma política que fortaleça a democracia participativa, acabe com o financiamento de empresas a campanhas eleitorais e amplie a presença das mulheres no Parlamento. Dentre as entidades que coletaram as assinaturas, constam a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outros.

Deputados do PT, do PCdoB e do PSol, partidos que apoiam as propostas das entidades e movimentos, participaram do ato de entrega das assinaturas, que ocorreu no Salão Verde e também contou com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão.

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), parabenizou a iniciativa e defendeu a intensa manifestação da sociedade nestes dias que antecedem a votação da reforma política, o que deve ocorrer na próxima semana. “A sociedade tem que se manifestar. Se não houver uma pressão da sociedade, certamente o Congresso atual não atenderá aos anseios da população. A nossa bancada se esforçará ao máximo para avançar no texto que está sendo apresentado, que hoje não traz, nem de longe, o que a sociedade espera”, registrou Sibá, que apontou como objetivo principal da bancada petista o fim do financiamento empresarial das campanhas.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) lembrou que a reforma política “é aquela que tem o maior potencial de mudar as nossas vidas e de construir mais justiça social”. Fontana apontou a influência do poder econômico como “o maior problema da política brasileira” a ser enfrentado numa reforma que pretenda aperfeiçoar a democracia. “A política brasileira é cada vez mais dominada pela força do dinheiro, pelo poder econômico e pelas grandes empresas que financiam as campanhas eleitorais”, disse o deputado gaúcho.

A mobilização da sociedade civil foi elogiada pela deputada Moema Gramacho (PT-BA). “Esse movimento precisa ser respeitado e o povo que se manifestou através destas assinaturas não pode ter uma resposta diferente daquilo que pediu. A Câmara precisa responder com uma reforma política que contemple os interesses da população”, cobrou a parlamentar.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebeu as assinaturas, mas não se comprometeu com qualquer proposta apresentada pelas entidades e movimentos.

PT na Câmara
Foto: Salu Parente/PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100