Damous assume mandato na Câmara e promete lutar contra retrocesso em direitos constitucionais

WadihPosse

Foto: Salu Parente

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro e atual presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB, Wadih Damous (PT-RJ), assumiu nesta terça-feira (19) o cargo de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. “Tenho consciência de que assumo em momento difícil, de predominância do ódio e da intolerância e de pouco apreço pelo debate. E, modestamente, quero contribuir para  que esta Casa continue sendo a Casa do debate, da democracia”, afirmou.

Wadih Damous assume a vaga do deputado Fabiano Horta (PT-RJ), que se licenciou da Câmara para ocupar o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário na cidade do Rio de Janeiro.
 
Em uma rápida entrevista antes da posse, que ocorreu à tarde no plenário da Câmara, Damous destacou que continuará a empunhar as bandeiras de sempre. “Vou defender tudo aquilo que eu venho defendendo ao longo da minha trajetória: a luta da advocacia brasileira, pelos direitos humanos, pela ordem jurídica, pelo respeito à Ordem Jurídica do Estado Democrático de Direito”.
 
O novo deputado petista garante que irá defender com firmeza todos os direitos constitucionais para evitar retrocessos como a redução da maioridade penal, em debate na Câmara. Ele também já se manifestou contrário à PEC 215, que transfere para o Legislativo o poder de demarcação das terras indígenas e quilombolas. “A PEC 215 fere não só princípios constitucionais, ela fere o marco civilizatório. Nós não podemos legislar em prol do extermínio dos povos indígenas”. 
 
Reforma política – Sobre a reforma política, em andamento na Câmara, Damous lembrou que é oriundo da OAB, “e lá, juntamente com mais de uma centena de entidades, nós debatemos um projeto de reforma política. Há vários itens importantes que o Congresso Nacional deveria se debruçar, mas o que considero mais importante é a proibição do financiamento empresarial das campanhas eleitorais”. 
 
Wadih Damous disse que no Brasil fala-se em combater a corrupção, que se quer moralizar a vida pública, mas nunca se procura atacar as causas, o processo de corrupção. “E uma das causas, talvez a principal, resida exatamente na maneira como se dá o financiamento de campanhas eleitorais. São financiamentos empresariais e nós sabemos que nenhuma empresa doa gratuitamente. Empresa investe. E no mundo dos negócios isso é comum, agora, no mundo da política, esse jogo de toma lá da cá, atenta contra os princípios da moralidade, e é por isso que nós defendemos a proibição do financiamento empresarial de campanha”, afirmou. 
 
Perfil – Wadih Damous é advogado no Rio de Janeiro há 34 anos. Foi presidente da OAB-RJ por dois mandatos, presidiu a Comissão da Verdade do Rio e a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB.
 
Graduou-se pela Faculdade de Direito da Uerj e tem mestrado em Direito Constitucional e do Estado pela PUC-Rio.  Foi presidente do Diretório Central da UERJ e do Centro Acadêmico Luis Carpenter, da Faculdade de Direito da UERJ. Como advogado, trabalhou nos sindicatos dos Metalúrgicos e dos Ferroviários.
 
É autor do livro “Medidas Provisórias no Brasil: origem, evolução e novo regime constitucional”, em parceria com o atual governador do Maranhão, Flávio Dino.
 
Vânia Rodrigues 
 
Ouça o Deputado Wadih Damous na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo