Dilma assina MP que assegura valorização do salário mínimo; Líderes destacam prioridade com trabalhadores

SIBA GUIMARAES

O líder do PT na Câmara, deputado  Sibá Machado (AC), elogiou hoje (24) a decisão da presidenta Dilma Rousseff  de assinar  Medida Provisória (MP) que estabelece a  atual política de reajuste do salário mínimo para o período entre 2016 e 2019. O líder lembrou que a valorização do salário mínimo foi um dos instrumentos centrais para o Brasil atravessar a crise internacional iniciada em 2008 sem que seu peso recaísse sobre os trabalhadores.

“A MP confirma a prioridade do governo Dilma com os trabalhadores, seguindo a trajetória iniciada em 2003 com o presidente Lula. Ao contrário do que ocorreu no governo do PSDB/DEM, entre 1995 e 2002, com o governo do PT e aliados o trabalhador  passou a ter um outro papel na sociedade brasileira,  incluindo salários mais altos’’, disse Sibá.

A presidenta lembrou, em cerimônia no Palácio do Planalto, que a  política nacional de valorização do salário mínimo começou a valer ainda no governo Lula. ‘’Em 2011, mandamos um projeto (para o Congresso) que cobria até 2015 e, agora, o novo projeto cobre até 2019. A política que representou ganho real do salário dos trabalhadores mais pobres passa a ser novamente uma realidade”, afirmou Dilma.

Avanços – Sibá Machado observou que nos últimos anos houve um reajuste acumulado do salário mínimo, em termos reais,  em torno de 73% . Basta lembrar que o poder de compra do salário mínimo em janeiro de 2015 é o maior desde agosto de 1965, conforme estudo do Banco Central divulgado na terça-feira. A valorização foi incentivada pelas políticas de inclusão social implementadas ao longo dos últimos 12 anos. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 46,7 milhões de brasileiros têm rendimento com base no salário mínimo.

 Conforme lembrou Sibá, durante os oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso, o salário mínimo passou de R$ 100 para R$ 200, um crescimento nominal de 100%. No entanto, o aumento real neste período foi de apenas 21,89%, descontada a inflação. Entre os anos 1999 e 2002, além de não aumentar, o salário mínimo perdeu valor: -4,32% e -1,42%, respectivamente.  “ É isto mesmo: com o PSDB, o salário mínimo chegou a diminuir,” disse o líder do PT. Essefato não se repetiria durante os oito anos de Governo Lula e nem   no Governo Dilma.

Em seu pronunciamento,  Dilma agradeceu a base aliada do Congresso, reforçando o acordo para que a MP do mínimo possa ser aprovada com urgência. A presidente também citou as centrais sindicais e os movimentos sociais, que, segundo ela, também ajudaram na construção da política do salário mínimo. “Sei que houve temor e debate sobre a continuidade dessa política, mas o Brasil soube superar isso”, completou.

O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) , elogiou a edição da MP que vai garantir a valorização contínua do salário mínimo.   “E o diálogo que temos estabelecido com todos os partidos da base aliada nos leva ao rumo certo para propor políticas que melhoram a vida do povo trabalhador. A MP é uma construção coletiva da unidade que temos alcançado com a base aliada aqui na Câmara ”,disse.

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100