Os recursos bloqueados no exterior fruto de processos criminais poderão ser repatriados para o Brasil e investidos em ações e serviços de segurança pública, ou transferidos para os estados investirem na melhoria dos serviços nas delegacias policiais. Esse é o conteúdo do projeto de lei (PL 826/15) protocolado nesta quinta-feira (19) pelo deputado Caetano (PT-BA).
Durante pronunciamento no plenário da Casa, o autor da proposta destacou que os recursos já bloqueados melhorariam a situação das delegacias brasileiras. “As informações divulgadas nesta semana dão conta de mais de R$ 1 bilhão bloqueados no exterior, de origem criminosa, recursos que faltam ao bom funcionamento das delegacias de polícia do interior do País, onde presenciamos, em várias localidades, policiais contribuindo do próprio salário, já defasado, para adquirir itens de trabalho negligenciados pelo Estado brasileiro”, afirmou Caetano.
Ao pedir celeridade na tramitação da proposta, o parlamentar disse que o investimento de mais recursos para solucionar os problemas da segurança pública “é uma das mais importantes reivindicações da sociedade brasileira”.
Héber Carvalho