Demanda por voos domésticos em janeiro foi o maior em dez anos

aeroporto passageiros
O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em janeiro de 2015 atingiu 9,3 milhões, tendo sido o maior já registrado para um mês nos últimos 10 anos, com alta de 7,3% em relação a janeiro de 2014. O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico vem registrando variação positiva há 16 meses consecutivos, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior. As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na última terça-feira (3).

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou um crescimento de 9,1% em janeiro de 2015, se comparado com o mesmo mês do ano passado, O cálculo é feito pela regra passageiro-quilômetro pago (RPK, na sigla em inglês).

Para o deputado José Airton (PT-CE), o crescimento é a demonstração da melhoria do padrão de vida de muitos brasileiros. “Esses números são a comprovação da ascensão social experimentada por milhões de brasileiros nos últimos 12 anos dos governos petistas de Lula e Dilma. Se antes um grande contingente de trabalhadores tinha condições de viajar apenas de ônibus, hoje a melhoria do padrão de consumo e o aumento da renda propicia a viagem de avião”, destacou.

No mesmo período, a oferta cresceu 4% (medida em assentos-quilômetros oferecidos ou ASK, na sigla em inglês). Com o resultado de janeiro de 2015, a demanda doméstica completou 16 meses consecutivos de crescimento, e alcançou o seu maior nível para um determinado mês nos últimos dez anos. Já a oferta doméstica apresentou alta pelo quinto mês consecutivo e também foi recorde para um mês nos últimos dez anos.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Avianca e Gol destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica quando comparadas com o mesmo mês de 2014, da ordem de 20,6% e 12,0%, respectivamente. A Azul apresentou crescimento de 6,5% e a Tam de 5,2%.

A Gol e Tam lideraram o mercado doméstico em janeiro de 2015 com participação (em RPK) de 38,2% e de 36,8%, respectivamente. A Tam registrou queda de 3,6% em sua participação de mercado, enquanto a Gol apresentou aumento de 2,6% neste indicador.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi o maior já registrado para um mês nos últimos dez anos, da ordem de 84,5%. Com este resultado mensal, o indicador registrou melhora de 4,9% em relação ao mesmo mês de 2014.

A participação destes modais no transporte interestadual de passageiros de longa distância inverteu-se no período observado, já que, em 2004, o transporte rodoviário era responsável por 69,2% dos passageiros transportados e o modal aéreo por 30,8%. No período de janeiro a setembro de 2014, as empresas aéreas transportaram 62,6% dos passageiros neste mercado e as de transporte rodoviário 37,4%.

Héber Carvalho com Blog do Planalto e Anac

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100