Enio Verri avalia retirada de “pacotaço” como vitória de servidores sobre governo tucano

ENIO-VERRI-COMISSAO
Foto: Gustavo Bezerra
 
O deputado Enio Verri (PT-PR) avaliou que a retirada do “pacotaço”, que autorizava o governo paranaense a utilizar o fundo do Paranaprevidência e acabava com outros direitos dos servidores públicos, representa uma significativa vitória da organização das classes trabalhadoras, que pressionaram os deputados estaduais a recuarem e não votarem a mensagem do governador Beto Richa (PSDB-PR).
 
O “pacotaço” foi retirado da pauta nesta quinta-feira (12) após intensas mobilizações de milhares de servidores públicos durante toda a semana. 
 
A principal medida do pacote de ajustes financeiros do governo Beto Richa prevê a retirada de R$ 8 bilhões do fundo previdenciário destinado ao pagamento dos aposentados e pensionistas e que passaria ao caixa único do governo. Esse recurso seria para cobrir o rombo da folha atual.
 
O deputado afirmou que, apesar do recuo do governo, não se pode esmorecer. “A remoção da pauta, que pode ser momentânea, é a primeira conquista de uma batalha que envolve ainda o pagamento do calote aos servidores do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e de policiais militares e bombeiros, o corte no orçamento das universidades, o fim de plano de carreira e a garantia de outros benefícios do funcionalismo público”, disse Verri.
 
O deputado repudiou qualquer ato de violência contra os servidores e colocou-se à disposição dos grevistas.
 
Confronto – Na quinta-feira, a pressão dos grevistas, que haviam ocupado o Legislativo estadual, para a retirada do “pacotaço” foi tão grande, que deputados governistas teriam chegado para a sessão do dia em um ônibus da Polícia Militar e entrado em um anexo do legislativo pelas portas dos fundos. Depois, milhares de manifestantes impediam a saída de alguns parlamentares. A polícia usou balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar os participantes do protesto, que teve cerca de oito mil pessoas.
 
Centenas de grevistas montaram barracas de camping nos corredores e nas rampas de acesso da assembleia para a retirada do pacotaço, mas, após um dia de intensa mobilização dos grevistas, a Assembleia Legislativa amanheceu fechada nesta sexta-feira (13). As votações em plenário serão retomadas na segunda-feira (23), pós-Carnaval.
 
A greve dos profissionais da Educação deixa 950 mil estudantes de 2.100 escolas sem aula desde a última segunda-feira (9). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), a paralisação tem a adesão de 100% dos educadores.
 
Segundo a categoria, também estão entre as causas da greve o calote em parcelas do ano passado no fundo destinado à manutenção das escolas e compra de materiais e o atraso no pagamento do terço de férias dos professores e da rescisão dos 29 mil docentes temporários que trabalharam na rede no ano passado.
 
PT na Câmara com site Brasil247

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100