FOTO: GUSTAVO BEZERRA/PT NA CÂMARA
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) elogiou em discurso no plenário a criação pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Comissão da Verdade da Escravidão Negra. O objetivo, de acordo com a parlamentar petista, é resgatar a história da população negra no Brasil.
Benedita da Silva afirmou que a criação dessa comissão “tem a importante tarefa de promover o resgate histórico do período da escravidão no Brasil, buscando aferição das responsabilidades como forma de reparação à população negra”. Inclusive, acrescentou a petista, “resgatar as atrocidades cometidas na época da escravatura para fazer sugestões de políticas públicas e ações afirmativas para construir uma igualdade plena no país”.
“Essa Comissão da Verdade da Escravidão Negra foi inspirada na Comissão Nacional da Verdade e será composta por membros da sociedade civil e terá prazo de dois anos para concluir o trabalho. A expectativa é a de que um relatório parcial das atividades seja divulgado no final de 2015. Já o documento final está previsto para dezembro de 2016”, informou Benedita.
Gizele Benitz