RETROSPECTIVA 2024
Na economia do País tivemos conquistas importantes como o crescimento do PIB e aumento do emprego e da renda.
O ano de 2024 foi um momento importante para avançarmos na defesa da democracia e na luta contra a extrema direita. A afirmação é da deputada Ana Pimentel (PT-MG), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Na economia do País tivemos conquistas importantes como o crescimento do PIB e aumento do emprego e da renda. No Congresso Nacional conseguimos aprovar a Reforma Tributária e a Política Nacional de Cuidados. Mas este ano, as eleições também mostraram que temos desafios importantes pela frente”, constata a parlamentar.
Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, sendo a segunda mulher do PT a ocupar esse cargo, Ana Pimentel defendeu o orçamento voltado a políticas públicas para todas as mulheres. “Aprovamos diversos projetos das nossas parlamentares petistas, como o que institui a Política Nacional de Saúde Integral da Mulher, de minha autoria”, destaca.
Luta democrática
O mandato de Ana Pimentel, segundo a deputada, atuou ativamente na luta democrática e na reconstrução das políticas públicas no Brasil. Na pauta ambiental, um dos setores mais sucateados pelo governo anterior, “fui uma das deputadas que mais enviou recurso através de emenda parlamentar”, lembra. Ademais, o mandato de Ana Pimentel promoveu audiências públicas sobre mudanças climáticas, além de participar de ações em defesa dos servidores do Ministério do Meio Ambiente.
SUS é prioridade
A defesa do SUS continua sendo prioridade no mandato. “Aprovei o Programa de Alimentação Hospitalar, que prioriza a compra de alimentos da agricultura familiar no SUS”, cita Ana Pimentel. Em Juiz de Fora, o mandato tem trabalhado intensamente com a prefeita Margaria Salomão (PT), contribuindo com a melhoria da saúde. “Destinei recursos para ampliar o horário de atendimento nas UBSs e incluímos no PAC a retomada das obras do Novo HU”, afirma.
Educação pública
A disputa pelo orçamento adequado para a educação pública foi uma luta importante do mandato. Como vice-presidente da Frente da Educação, Ana Pimentel atua para o fortalecimento das universidades e institutos federais. “Defendemos a recomposição orçamentária, além da valorização dos servidores docentes e técnico-administrativos, que são fundamentais para o ensino superior e tecnológico”, diz.
“Enquanto no Brasil atuamos para que o projeto democrático consagrado nas urnas com a eleição do presidente Lula se consolidasse, em Minas Gerais, continuamos na resistência ao governo neoliberal de Zema”, explica. O mandato luta contra a privatização das escolas públicas e em defesa da vacinação infantil. “Articulei junto ao governo federal verbas para patrimônio histórico, como a restauração das igrejas em São João Del Rei e aprovamos o PL que reconhece Resende Costa como Capital Nacional do Artesanato Têxtil”.
Para a deputada, “as eleições deste ano mostraram que o PT cresceu, reelegemos prefeituras importantes como Juiz de fora e Contagem. Incorporar experiências municipais exitosas ao programa do partido será de suma importância para o fortalecimento do PT”, conclui.
Assessoria de comunicação da deputada Ana Pimentel