O deputado Jorge Solla (PT-BA) parabenizou a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) pelos 20 anos de fundação, completados nessa segunda-feira (2/12). A estatal, referência na produção de medicamentos hemoderivados e recombinantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), tem sido um pilar essencial para a saúde pública e para a soberania tecnológica e industrial do Brasil.
“Temos que comemorar essa linda história de duas décadas de dedicação à saúde dos brasileiros. Seu trabalho, além de salvar vidas, é estratégico para a independência do Brasil na produção de medicamentos fundamentais e de hemoderivados. Como médico e parlamentar, tenho muito orgulho de acompanhar a consolidação de uma empresa que combina inovação, eficiência e compromisso com o SUS”, afirmou Solla.
Empresa Estratégica de Defesa
Entre os principais marcos da Hemobrás estão a distribuição de mais de 1,9 milhão de frascos de hemoderivados e 7,2 bilhões de unidades internacionais (UI) de recombinantes, que garantiram tratamento a pacientes com hemofilia, imunodeficiências e outras condições complexas. Além disso, a estatal obteve reconhecimentos importantes, como o título de Empresa Estratégica de Defesa, reforçando seu papel no fortalecimento da saúde pública e da soberania nacional.
Solla destacou ainda os recentes avanços, como o recorde na captação de plasma excedente, que ultrapassou os 160 mil litros em 2024, e o planejamento para nacionalizar 100% da produção de medicamentos até 2027.
“A Hemobrás é um exemplo de gestão pública eficiente e inovadora. Esses 20 anos mostram que é possível aliar saúde pública de qualidade à transparência e à sustentabilidade financeira”, destacou o parlamentar, que foi secretário de Saúde de Vitória da Conquista, de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde no primeiro governo Lula e secretário de Saúde da Bahia.
Comissão de Saúde
Em junho do ano passado, Solla foi um dos representantes da Comissão de Saúde da Câmara Federal que participou da visita técnica à fábrica da Hemobrás em Goiana, Pernambuco.
O deputado reafirmou seu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) e ampliem a capacidade do SUS de atender à população.
Visando os desafios futuros, a direção da Hemobrás anunciou que irá lançar ainda este mês o edital do quarto concurso público para ampliar o quadro de servidores, que hoje conta com 700 funcionários. O reforço será importante, sobretudo com as perspectivas de crescimento e nacionalização total da produção dos cinco medicamentos fornecidos com a marca da empresa. Eles estão divididos conforme as duas linhas produtivas da empresa – uma delas, de hemoderivados, com produtos feitos a partir do plasma humano; outra, a de recombinantes, que produz medicamentos a partir de processos de biotecnologia.
“Empresas como a Hemobrás mostram que investir na saúde é investir no futuro do Brasil”, concluiu Solla.
Assessoria de Comunicação deputado Jorge Solla