Lista dos indicados ao Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2024 é definida na Câmara

Deputado Joseildo Ramos. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

A premiação é concedida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, presidida pelo deputado Joseildo Ramos.

O Prêmio Transparência e Fiscalização Pública recebeu a indicação de duas instituições e cinco pessoas públicas para a edição de 2024. As indicações foram realizadas por líderes partidários e presidentes de comissões permanentes da Câmara dos Deputados nas categorias Governamental e Sociedade Civil. A premiação é concedida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), presidida pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA), para homenagear e valorizar as melhores experiências na área da transparência ou ações de fiscalização na gestão financeira, administrativa e patrimonial no setor público e na sociedade civil brasileira.

As instituições que concorrem na Categoria Governamental são a Controladoria-Geral da Câmara Municipal de Campinas (SP), indicada pelo líder do PSB, deputado Gervásio Maia (PB) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), indicação do presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, deputado Josenildo (PDT-AP).

Nessa mesma categoria concorrem a prefeita de Contagem (MG), Marília Aparecida Campos, indicada pelo líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), o prefeito de Amargosa (BA), Júlio Pinheiro dos Santos Júnior, indicação do presidente da CFFC, deputado Joseildo Ramos e o Controlador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Demétrio Abdenur Farah Neto, indicado pelo líder do PP, deputado Luizinho (RJ).

Leia Mais: Empresas têm até 30/9 para publicar o 2º Relatório de Transparência Salarial

Para a Categoria Sociedade Civil foi indicada a coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, por iniciativa do presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

Homenagem a Waldir Pires

O Prêmio Transparência e Fiscalização Pública também presta homenagem à brasileira ou brasileiro, já falecida (o), que tenha se destacado pelo trabalho em prol da transparência e da fiscalização pública. O nome apresentado para receber a homenagem como Patrono é o do ex-ministro da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, indicado pelo deputado Joseildo Ramos. Advogado e professor, Waldir Pires teve uma vida pública destacada ocupando cargos de vereador, deputado estadual, secretário de estado, governador, deputado federal, Consultor-Geral da República, ministro da Defesa, da Previdência e da Controladoria-Geral da União. Faleceu em 22 de junho de 2018.

Votação

A votação dos agraciados será feita pelos membros da CFFC em sessão plenária que deve acontecer até o final de outubro. A entrega do prêmio está prevista para o dia 10 de dezembro durante Sessão Solene no plenário da Câmara dos Deputados.

A ideia para criar a premiação surgiu após o I Seminário Nacional de Fiscalização e Controle realizado pela CFFC, em 2001. O seminário permitiu o levantamento de informações que evidenciaram a grande crise ética na sociedade, em especial o da corrupção e de diversas práticas criminosas no setor público do País. Em 2003 foi apresentado o PRC nº 32, autoria do Deputado Rogério Silva (PP-MT), que “Institui o Prêmio Transparência”, posteriormente aprovado e transformado na Resolução nº 13 de 2003 da Câmara dos Deputados.

 

Assessoria de Comunicação deputado Joseildo Ramos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex