E discursos na Câmara dos Deputados, o deputado João Daniel (PT-SE) expressou sua profunda indignação com o que classificou como genocídio perpetrado pelo governo de Israel contra o povo palestino, especificamente na Faixa de Gaza. O parlamentar discursou no plenário da Câmara nesta semana.
“Estamos diante do maior massacre ao vivo e em cores do mundo. Um genocídio patrocinado pelo governo de Israel, com apoio dos Estados Unidos e seus aliados, que resultou na morte de mais de 50 mil palestinos, incluindo 20 mil crianças”, destacou o deputado. Ele ainda apontou para a brutalidade dos atos, ao afirmar que “a maioria dos palestinos têm suas mortes anunciadas em público, sendo torturados e estuprados posteriormente”.
Denúncias
João Daniel elogiou a postura do presidente Lula, que tem denunciado o massacre em fóruns internacionais, e também parabenizou o Papa Francisco por suas críticas à ineficácia dos órgãos globais em conter a violência. “É inadmissível que o mundo continue a assistir calado a esse genocídio. Precisamos de uma resposta urgente e firme”, afirmou.
Leia Mais: Brasil condena ataque de Israel que matou quase 100 pessoas em escola de Gaza
Milhares de mortes
O parlamentar apresentou dados alarmantes, citando fontes da ONU e da OMS, que indicam quase 49 mil palestinos mortos até o momento. Ele também destacou que, com a destruição da infraestrutura de saúde e a falta de recursos essenciais, o número de óbitos pode chegar a 186 mil, de acordo com a revista médica The Lancet.
“O genocídio e a crise humanitária que atingem a Palestina são de proporções históricas, e é fundamental que a comunidade internacional, conforme defende o presidente Lula, aja com urgência para pôr fim a essa tragédia”, concluiu João Daniel.
Liberdade de imprensa
O deputado também enfatizou que, além da devastação material, a liberdade de imprensa foi severamente comprometida. “Mais de 75% dos jornalistas mortos em 2023 perderam a vida em Gaza, o que gera um verdadeiro apagão de informações sobre o que ocorre na região”, alertou.
Mobilização global
João Daniel reafirmou a necessidade de uma mobilização global para enfrentar a situação, incluindo o apoio de organizações internacionais e a legitimação de um Estado soberano palestino. “Chegamos a um ponto em que é preciso um basta. O mundo precisa se levantar contra esse genocídio e apoiar a reconstrução de Gaza”, finalizou o deputado.
Eleições
Sobre as eleições, o deputado João Daniel destacou ainda que a vitória do PT nas urnas representa uma derrota para setores da extrema direita. “Não tenho dúvidas de que os setores da extrema direita foram as grandes derrotas nessa eleição. O povo brasileiro caminha para consolidar uma democracia forte, sob a liderança do presidente Lula e daqueles que querem debater e disputar eleições de forma democrática e popular”, enfatizou.
O parlamentar aproveitou a ocasião para homenagear a militância petista e as lideranças que participaram das eleições, especialmente em Sergipe, onde o PT elegeu vereadores e prefeitos. “A militância foi incansável na disputa, e nós estamos muito orgulhosos de sua atuação em todo o país. Em Sergipe e no Brasil, o PT segue como um dos principais partidos na luta pela democracia”, declarou.
Ataques
Em outro momento, João Daniel lamentou o ataque sofrido por um militante petista durante o processo eleitoral em Aracaju. “Quero saudar o militante Charles, que está hospitalizado após sofrer um ataque fascista da extrema direita. Lamentavelmente, isso aconteceu, e nós defendemos punições exemplares para todos que cometem mentiras e violência durante o período eleitoral”, ressaltou.
Assessoria de Comunicação deputado João Daniel