Foto: Gustavo Bezerra
“Avançar sempre é preciso, mas também é importante citar o que construímos durante os governos de Lula e Dilma para o setor de educação e para a valorização dos professores e de profissionais da área”. A fala é do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que destacou na quarta-feira (15), data em que se comemora o Dia do Professor, as conquistas do setor. “A categoria luta diariamente por um Brasil que ofereça educação de qualidade”, afirma.
Para o parlamentar petista, os professores formam uma categoria que deve receber atenção do poder público. “É uma responsabilidade tremenda repassar o conhecimento, a cultura, os valores a tantos brasileiros e brasileiras de todas as idades. Essa profissão pode hoje comemorar por ter o seu piso salarial estabelecido, ainda que alguns estados [como Minas Gerais e São Paulo – governados pelo PSDB] não cumpram a lei”, apontou Valmir.
O petista ainda disse que o professor pode comemorar o fato de 75% dos recursos obtidos pelo pré-sal serem destinados à educação, além das conquistas que incluem 18 novas universidades e as 422 escolas técnicas federais construídas nos governos petistas. “A sanção do Plano Nacional da Educação, que estabelece como meta 10% do PIB para gasto com educação ao longo de dez anos, é outra vitória da categoria, sem falar no método de seleção por meio do Sistema de Seleção Unificado [Sisu], que já conta com mais de um milhão de inscritos; do Financiamento Estudantil [Fies], que já beneficiou 1,6 milhões de alunos; e o Programa Universidade para Todos [ProUni], que garantiu bolsas integrais ou parciais para 1,4 milhões de alunos”, destacou.
As ações listadas pelo parlamentar baiano não param por aí, ele ainda cita o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que forma anualmente milhões de estudantes e garante empregabilidade, sendo que já foram matriculados mais de 7,5 milhões em cursos técnicos e de qualificação em mais de 400 áreas de conhecimento. “Foram construídas, nos governos petistas, 8.294 creches e pré-escolas, das quais 2.056 foram concluídas com o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil [Proinfância]. Foi o governo federal que criou o Programa Ciência Sem Fronteiras, beneficiando 85 mil estudantes, que receberam bolsa para estudar em 40 países. Desse total, 1.540 bolsas de pós-graduação foram concedidas para estrangeiros atuarem no Brasil como ‘pesquisador visitante’ e ‘jovem talento’”, finalizou Assunção.
Assessoria Parlamentar