Tomou posse na Câmara, na tarde desta quinta-feira (26/6), a deputada federal Carla Ayres (PT-SC). A mais nova integrante da Bancada do PT na Casa assume o mandato em substituição ao deputado Pedro Uczai (PT-SC), que pediu licença do mandato por 120 dias. Primeira suplente da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) na última eleição para a Câmara em Santa Catarina, Carla Ayres exercia o mandato de vereadora em Florianópolis.
Em seu primeiro pronunciamento no plenário da Casa, a parlamentar destacou que nos próximos quatro meses sua missão é representar a população da capital catarinense, defender a democracia, e os direitos de trabalhadores/trabalhadoras e da população LGBTI+ de todo estado.
“Meu compromisso nos próximos dias é representar republicanamente os mais de 1,5 milhão de catarinenses da região metropolitana de Florianópolis. Meu compromisso é com a democracia, com a minha região e com o meu partido. Democracia essa que não estará completa se os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, da população LGBTI+, das mulheres e outros grupos socialmente marginalizados não forem plenamente garantidos”, ressaltou.
Leia Mais: A extrema direita e a ameaça a vereadoras em Santa Catarina
Agradecimentos
Durante o discurso, Carla Ayres lembrou que o PT da capital catarinense volta a ter representante na Câmara após 18 anos e que, na atual legislatura, com sua posse, Florianópolis também volta a ter representante na Casa. Ayres também agradeceu o deputado Pedro Uczai pela oportunidade de assumir a titularidade do mandato e os 39.609 eleitores que deram a ela a 1ª suplência na chapa da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) na eleição de 2022.
A nova parlamentar destacou ainda a presença no plenário de sua mãe, seu tio e de sua esposa. “Reafirmo que nossas famílias existem, as famílias plurais e diversas, tão constantemente atacadas nesta Casa. Por isso saúdo o movimento lésbico brasileiro, que também lutou muito para que uma representação como a minha chegasse a esse Parlamento”, declarou.
A parlamentar catarinense também fez uma saudação a todo movimento LGBTI+, em nome da secretária Nacional do PT-LGBTI+, Janaína Oliveira.
Biografia
Cientista social pela Universidade Estadual de Maringá, Carla Ayres é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Sociologia Política pela UFSC. Militando no movimento estudantil, aos 16 anos se filiou ao Partido dos Trabalhadores, onde permanece até hoje.
Desde muito jovem, Carla Ayres se destacou na luta política e nos movimentos sociais. Em Florianópolis, Carla Ayres foi uma das fundadoras da ONG Acontece e participou ativamente da criação do Conselho Municipal LGBT. Carla também contribui para uma consultoria internacional do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), contribuindo para construção, elaboração e monitoramento de Políticas Públicas no Brasil.
Além da luta em defesa dos direitos da comunidade LGBTI+, Carla Ayres também milita no movimento feminista, buscando reduzir as disparidades sociais e ampliar o combate à violência contra as mulheres.
Carla Ayres ocupou a Câmara de Vereadores como suplente nos anos de 2018, 2019 e 2020, quando se tornou a primeira vereadora da história eleita pelo PT em Florianópolis, com 2.094 votos. Em seu primeiro mandato, Carla se empenhou na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
Héber Carvalho