Nilto Tatto defende produção de alimentos saudáveis com uso de bioinsumos

Deputado Nilto Tatto coordenou audiência pública sobre alimentos saudáveis - Foto: Thiago Coelho

Em seminário sobre políticas públicas para a redução do uso de agrotóxicos no Brasil promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (6), o deputado Nilto Tatto (PT-SP) ressaltou a necessidade de aprofundar o debate sobre a produção de alimentos saudáveis e aprovar projetos de lei sobre bioinsumos, que se contraponham a projetos que favorecem o uso de agrotóxicos.

Evidências científicas indicam que os agrotóxicos se relacionam de muitas formas com as mudanças climáticas, contribuindo consideravelmente para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e tornando os sistemas agrícolas mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.

Nilto Tatto defendeu o investimento em ciência e tecnologia buscando alternativas de produção de insumos para a agricultura e reduzir o uso de produtos químicos, seja dos fertilizantes ou dos agrotóxicos, que além de impactar o meio ambiente, a mortandade de animais e a saúde, também impacta o orçamento público, a emissões de gás de efeito estufa que provoca o aquecimento global.

Foto: Thiago Coelho

 Governo Lula

Segundo o deputado, é dever do Estado incentivar a transição de modelos agrícolas com base em princípios e práticas agroecológicas. Ele afirma que, desde a década de 70, o Estado tem subsidiado o atual modelo de produção agrícola, estimulando o uso de agrotóxicos e fertilizantes. “É urgente uma inversão nos valores e propósitos”, defende Nilto Tatto.

O parlamentar destacou que o governo do presidente Lula prioriza a agenda ambiental e a inclusão social para eliminar a fome, promovendo a reforma agrária, a demarcação de terras indígenas e quilombolas, e o apoio à agricultura familiar. “Para eliminar a fome é preciso fazer reforma agrária, demarcar as terras indígenas, os territórios quilombolas, os territórios de pecadores e os territórios de marinha. Precisamos valorizar tudo aquilo que é a grande riqueza desse país, que é a sociobiodiversidade, ter apoio para a agricultura familiar e ter políticas públicas”, afirmou Tatto.

Ele criticou a maioria do Congresso por não apoiar essas medidas e chamou a sociedade a influenciar e monitorar as decisões parlamentares.

Defesa do meio ambiente

Deputado Elton Welter – Foto: Thiago Coelho

O deputado Elton Welter (PT-PR) elogiou a iniciativa de Nilto Tatto em defesa do meio ambiente e da redução do uso de agrotóxicos. Ele apontou a necessidade de encontrar alternativas viáveis e sustentáveis para proteger “as águas, rios, florestas, plantações e garantir alimentos mais saudáveis”, enfatizando a importância dessa causa para a “soberania e independência nacional”.

Welter ressaltou que os produtores são reféns do modelo atual e que é crucial promover debates para buscar soluções gradativas. Ele mencionou que muitos produtos banidos em outros países são permitidos no Brasil e enfatizou a necessidade de alinhar os interesses dos produtores com a redução do uso de agrotóxicos, beneficiando tanto o meio ambiente quanto os consumidores que demandam alimentos sem veneno.

 

Lorena Vale

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100