TCU dá 90 dias para Comissão apresentar relatório sobre pedido de solução consensual da ViaBahia

Deputado Jorge Solla. Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

O tema será debatido em nova audiência pública convocada por Jorge Solla

 

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (29/4) a portaria do Tribunal de Contas da União (TCU) que dá 90 dias para apresentação do relatório com o pedido de solução consensual da ViaBahia para os contratos das rodovias administradas pela empresa na Bahia.

“Fica constituída a Comissão de Solução Consensual para, no prazo de noventa dias a contar da publicação desta Portaria, apresentar relatório sobre a solução de controvérsia tratada no âmbito do processo TC 039.106/2023-3”, informa trecho do documento.

Investimentos

A determinação do TCU responde a uma série de movimentações feitas pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA), em Brasília, para destravar investimentos que não saíram do papel desde 2009, referentes às melhorias previstas para a BR-116 e para a BR-324.

“Desde 2022, além das audiências públicas, fizemos várias movimentações em Brasília, com tratativas no Ministério dos Transportes, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), por exemplo”, diz Solla.

Audiência Pública

A proposta enviada pela ViaBahia ao TCU será tema da terceira audiência pública convocada por Solla para pressionar a empresa a iniciar a duplicação da BR-116, no trecho que corta Vitória da Conquista, e requalificar a BR-324, desde Salvador até Feira de Santana.

“Já se passaram quase 15 anos desde a assinatura do contrato, sem que as principais necessidades fossem atendidas. Provocamos o debate, o governo Lula já se movimentou para encontrar uma saída e a ViaBahia se mostra disposta a cumprir o contratado”, disse Solla.

Na audiência marcada para 9h do próximo dia 7, na Câmara dos Deputados, Solla deverá tornar público o projeto apresentado a ele, em primeira mão, pelo presidente da ViaBahia, José Bartolomeu, ainda em maio do ano passado.

Investimentos

Os investimentos previstos são de R$ 11,8 bilhões para duplicar 432km dos 680km das rodovias administradas pela ViaBahia. Se iniciada ainda em 2024, a obra seguirá um ritmo de 100km nos primeiros três anos e, depois, 44km por ano, até 2034, prazo final da concessão.

“Nada disso seria possível sem a participação ativa da sociedade civil, sobretudo da região de Vitória da Conquista, além de lideranças políticas locais, como o vereador Valdemir, a quem agradeço muito por nos ajudar nestas articulações”, finalizou o parlamentar.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Jorge Solla

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100