Câmara aprova medida do Governo que aumenta percentual de biodiesel e etanol na gasolina

camaradosdeputados

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (6) a Medida Provisória (MP 647/14), que aumenta os percentuais de biodiesel e etanol misturados, respectivamente, ao óleo diesel e à gasolina vendidos nos postos de combustível do país. Pelo texto aprovado, o percentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel já subiu para 6% em 1º julho e passará para 7% a partir de 1º de novembro deste ano. A matéria segue para análise do Senado.

Parlamentares da Bancada do PT elogiaram a aprovação da medida. O deputado Bohn Gass (PT-RS) ressaltou que a MP traz “uma oportunidade” para o biodiesel no Brasil. “E é uma construção do ponto de vista da sustentabilidade, porque estaremos pensando na  qualidade do nosso meio ambiente. Parabenizo o governo Dilma que editou esta medida sensível a esse pedido da sociedade”, disse.

O deputado Márcio Macêdo (PT-SE) afirmou que “esse tema é muito importante para o Brasil”.

Pelo texto aprovado, o percentual obrigatório de adição de álcool anidro à gasolina poderá subir para 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica. Atualmente, segundo a Lei 8.723/1993, o governo pode elevar o percentual de mistura do etanol anidro até o limite de 25%, ou reduzi-lo até 18%. O parecer mantém o piso de 18%.

A MP determina que o biodiesel a ser utilizado  deverá  vir, prioritariamente, da agricultura familiar. As normas  para garantir o cumprimento desta exigência ainda serão editadas pelo governo. A medida estabelece ainda que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural  e Biocombustíveis (ANP) deve fixar os limites de variação.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo