Foto: Gustavo Lima
O deputado Artur Bruno (PT-CE) elogiou em pronunciamento no plenário a aprovação pelo Congresso Nacional do Plano Nacional de Educação (PNE) que, de acordo com ele, foi a contribuição mais importante do Parlamento para o país nesta legislatura. “O PNE, em 10 anos, transformará este País num país desenvolvido. Se as metas do Plano Nacional de Educação forem efetivamente cumpridas estaremos caminhando para o desenvolvimento com distribuição de renda, com inclusão social. E isso só vamos atingir com educação efetivamente de qualidade”, disse.
Artur Bruno lembrou que a presidenta Dilma Rousseff sancionou o PNE sem vetos. “Foi acatado na íntegra pela Presidenta Dilma. Ela não vetou nenhuma vírgula do Plano Nacional de Educação, mostrando o respeito que tem por este Congresso Nacional e pela comunidade educacional brasileira que, durante muitos anos, vem debatendo as metas, as estratégias, as propostas para qualificar a educação do nosso País”, afirmou o petista.
O Plano Nacional de Educação, sancionado em junho deste ano, tramitou por quase quatro anos no Congresso até a aprovação e estabelece 20 metas para serem cumpridas ao longo dos próximos dez anos. As metas vão desde a educação infantil até o ensino superior, passam pela gestão e pelo financiamento do setor e pela formação dos profissionais.
O PNE estabelece meta mínima de investimento em educação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) no quinto ano de vigência e de 10% no décimo ano.
Gizele Benitz
Ouça o Deputado Artur Bruno na Rádio PT