Mais de 230 lideranças de 80 municípios participaram do evento em Brasília
Mais de 230 lideranças participaram do 2° Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, organizado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) entre 15 e 16 de abril em Brasília. A atividade teve como objetivo discutir a presença da sociedade na formulação de políticas públicas.
O evento aconteceu em Brasília (DF) e contou com representantes de 80 municípios de Santa Catarina, como parlamentares de todas as esferas, prefeitos e representantes do Governo do Estado e do Brasil.
Os assuntos abordados envolveram questões amplas relacionadas à administração pública.
PAC/SC
Durante o evento, foram apresentados todos os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Santa Catarina. Ao todo, o estado recebeu mais de R$ 932 milhões em obras na saúde, educação, esporte e cultura.
O ministro de Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, fez um balanço da gestão do presidente Lula (PT) no atendimento às famílias mais pobres.
Na terça-feira (16/4), após a fala de Dias, o ministro de Desenvolvimento Agrário e Crescimento Sustentável, Paulo Teixeira, expôs a contribuição para a construção de políticas agrárias nos municípios catarinenses.
Estiveram presentes, também, representantes dos ministérios da Saúde, Comunicação Social, Casa Civil, Integração e Desenvolvimento Regional e Cultura.
Rumo certo
Uczai ressaltou a importância de eventos como este para aproximar os municípios do governo federal. “O sucesso desse evento prova que estamos no rumo certo. A participação social na definição de políticas públicas municipalistas é a forma mais eficiente de transformar a realidade de Santa Catarina”.
“Já fui prefeito e sei que é lá que estão as demandas, os problemas e a necessidade do nosso povo. Por isso, junto com a União podemos construir políticas efetivas para melhorar a vida da nossa gente”, conclui Uczai.
O encontro foi realizado em conjunto com a Comissão de Legislação Participativa da Frente Parlamentar Mista de Participação Social.
Medicina na UFSC Curitibanos
Na segunda-feira (15/4), durante a programação, o ministro da educação, Camilo Santana, assinou o decreto que regulamenta o novo curso de Medicina no campus de Curitibanos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Santana também falou sobre o programa Pé-de-Meia, que o deputado Pedro Uczai foi relator na Câmara dos Deputados, e que está beneficiando 32.600 mil estudantes do ensino médio em Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação deputado Pedro Uczai