O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) aproveitou a sessão da Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados, nesta semana, para expressar sua preocupação em relação à atuação da Enel em São Paulo, após mais um episódio de apagão na cidade.
Nos últimos dias, algumas regiões da capital paulista enfrentaram até 48 horas sem energia elétrica, acarretando em prejuízos tanto para os moradores quanto para os comerciantes locais. “São Paulo está novamente sofrendo diante de nova crise no abastecimento de luz pela Enel. Tivemos um apagão em janeiro e a alegação foi de um evento climático extremo. Agora, não tivemos nenhum evento extremo e a cidade vive sucessivos dias de apagão. O aeroporto de Congonhas ficou horas sem energia na sexta-feira, no sábado a rua 25 de Março, principal centro comercial da cidade, ficou o dia todo sem energia e na segunda-feira a região central também foi afetada”, destacou o parlamentar.
Gestão ineficiente
Zarattini apontou a recorrência dos apagões como sinal de uma gestão ineficiente por parte da empresa responsável pelo serviço. “Fica evidente que os problemas não se restringem apenas a eventos climáticos, mas também à falta de gestão”, enfatizou.
Durante as discussões, o parlamentar também propôs a participação da diretora do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Carlota Aquino, em uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia, representando os interesses dos consumidores paulistanos para debater o assunto.
Comissão de Minas e Energia
Durante a sessão, Carlos Zarattini apresentou os requerimentos nº 2/2024 solicitando a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para falar sobre a retomada das obras de construção da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca (PE) e nº 10/2024 pela manutenção da Subcomissão Permanente de Óleo, Gás e Carvão. Ambos foram aprovados na reunião.
Veja vídeo:
Assessoria de Comunicação do deputado Carlos Zarattini