Nilto Tatto: Um concurso para entrar na história

Deputado Nilto Tatto. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

No dia 19 de janeiro o governo federal abriu as inscrições para o Concurso Nacional Unificado para selecionar 5,9 mil candidatos de nível superior e 692 de nível médio para 21 órgãos que aderiram ao chamado. Os interessados poderão se inscrever até o dia 9 de fevereiro em um novo modelo de concurso que oferece quase 7 mil vagas.

Ao padronizar procedimentos na aplicação das provas, aprimorar os métodos de seleção de servidores e zelar pelo princípio da impessoalidade em todas as etapas do certame, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos tem como objetivo promover mais igualdade de oportunidades. Além disso, por determinação do presidente Lula, a prova acontecerá em todo o Brasil de forma que 94,6% da população estará a menos de 100 km de alguma das cidades de realização das provas, chegando a locais onde nunca foram realizados certames federais.

Uma das grandes novidades deste modelo mais acessível e democrático, é que ele permitirá que um mesmo candidato concorra a vagas em diferentes órgãos, desde que estejam dentro de uma mesma área de atuação. Além disso, o edital prevê cotas de 5% para pessoas com deficiência; 20% para pessoas negras e 30% para indígenas nas vagas da Funai.

Para garantir transparência e segurança, todo o processo será acompanhado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), além de uma rede coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O Concurso Nacional Unificado foi inspirado em outra prova de abrangência nacional, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a experiência acumulada poderá ser transferida para prefeitos e governos estaduais através do Programa de Apoio à Gestão Pública.

Os cadastros para a inscrição estão sendo realizados exclusivamente pela internet, com uma taxa de R$60 para vagas de ensino médio e R$90 para candidatos com ensino superior completo. Além disso, foram concedidas 517 mil isenções para quem fez o pleito até o dia 26 de dezembro. Além de democratizar o acesso ao serviço público, o certame também irá suprir uma enorme defasagem de trabalhadores em diversos órgão federais, contribuindo com o resgate da dignidade e da felicidade do povo brasileiro.

*Nilto Tatto é deputado federal (PT-SP)

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100