Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara
A Comissão de Educação realizou nesta quinta-feira (5) uma audiência pública para celebrar os 71 anos da “A Hora da Criança”, um movimento educacional baiano pioneiro e precursor da educação integral. A deputada Iara Bernardi (PT-SP) propositora do debate, lembrou a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) que estende a escola por tempo integral em todo o Brasil.
“O exemplo da Hora da Criança é a escola que o Brasil precisa com ensino em tempo integral. Entre as metas do Plano Nacional de Educação, aprovado nesta semana, está o acesso à educação integral que vai melhorar os índices educacionais do Brasil nos próximos dez anos, complementando o ensino com música, artes plásticas, teatro e dança.”
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) também homenageou a instituição e destacou a importância das crianças na conservação do meio ambiente. “O trabalho da instituição é essencial para a formação de melhores cidadãos. Hoje, dia Nacional do Meio Ambiente, reforço a atuação das crianças na preservação das nossas florestas, pois elas nos ajudam a refletir a repensar nossas atitudes e a Hora da Criança propicia isso. O projeto é uma experiência que deve ser propagada para todo o brasil.”
A Hora da Criança é um projeto que nasceu em 25 de julho de 1943 como um programa de rádio. Surgiu como um movimento educacional utilizando-se de atividades lúdicas para educar através das artes com o compositor baiano Adroaldo Ribeiro Costa. A iniciativa promove atividades educacionais para estudantes das redes públicas e privadas de Salvador.
Késia Paos